Notícias 6 Lamborghini especiais, porque os outros são demasiado “banais”

Lista

6 Lamborghini especiais, porque os outros são demasiado “banais”

Todos os carros da Lamborghini são especiais, mas há uns mais especiais do que outros. Estes seis são muito mais exclusivos… e caros, muito mais caros.

Lamborghini Reventon

Depois de termos visto o primeiro modelo one off produzido exclusivamente pelo departamento de competição da Lamborghini (a Squadra Corse), o Lamborghini SC18, ficámos a pensar: que outros modelos únicos ou de produção muito limitada foram criados pela marca de Sant’Agata Bolognese?

Algum tempo de reflexão e uma ajuda do Google depois, chegámos a esta lista de seis modelos que conseguem algo difícil: serem ainda mais exclusivos e especiais do que um Lamborghini “normal”.

É que se ver um modelo da marca italiana por si só já é difícil imagina o quão raro não é ver um destes seis carros que aqui te apresentamos (é como ver um unicórnio, mas estes são mesmo reais).

Curiosamente, ao criar esta lista vimos que este fenómeno de a Lamborghini criar modelos com uma produção ultra-limitada é relativamente recente, sendo que o modelo mais antigo desta lista tem apenas dez anos, e o mais recente é deste ano.

VÊ TAMBÉM: Demoníaco!! Este Challenger SRT Demon tem mais de 1400 cv

Lamborghini Reventón

Lançado em 2008, o Lamborghini Reventón (sinónimo de “explosão”) recorre ao motor V12 de 6.5 l e 650 cv de potência do Murciélago LP640, associado a um sistema de tração integral permanente. Graças a estes números é capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s e atinge os 340 km/h de velocidade máxima.

Demonstrador das crescentes capacidades da marca no uso da fibra de carbono, há quem o acuse de ser apenas um Murciélago com um preço exorbitante, mas nós discordamos… em parte. Por dentro não se encontravam ainda ecrãs táteis, mas o digital podia ser observado no painel de instrumentos inspirado nos aviões de guerra.

Com produção limitada a apenas 20 unidades destinadas para venda ao público (foi produzida mais uma com destino ao museu da marca), o Reventón teve ainda uma versão Roadster, com 670 cv de potência. Esta é ainda mais exclusiva, com apenas 15 unidades a terem sido produzidas entre 2008 e 2010.

VÊ TAMBÉM: É assim que ruge o V8 Ford Cosworth do novo TVR Griffith

Lamborghini Sesto Elemento

Lançado em 2012, o Sesto Elemento deve o seu nome ao material usado na sua produção (o carro é produzido em fibra de carbono e o sexto elemento da tabela periódica é… o carbono). Este autêntico protótipo foi a forma encontrada pela Lamborghini de demonstrar até onde conseguia ir com o seu know-how de produção com recurso a fibra de carbono.

Estava equipado com o motor V10 de 5.2 l com 570 cv do Gallardo e contava com tração integral. A Lamborghini afirma que o Sesto Elemento é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5s e que é capaz de atingir os 338 km/h de velocidade máxima.

Graças ao uso extensivo da fibra de carbono na sua produção pesava apenas 999 kg. Ao todo foram produzidas apenas 20 unidades deste unicórnio italiano.

VÊ TAMBÉM: Zagato Zele. A tua oportunidade de ter um Zagato na garagem?

Lamborghini Veneno

Se o Sesto Elemento deve o seu nome à tabela periódica o Veneno deve-o ao efeito que tem nos olhos de quem o vê… estamos a brincar. O Veneno foi criado com base no Aventador para comemorar os 50 anos da marca italiana.

O Veneno recorre ao V12 6.5 do Aventador, aqui com 740 cv de potência que lhe permitem alcançar os 355 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0 aos 100 km/h em 2,9s. Ao todo foram produzidas três unidades da versão com capota e, até agora, nove unidades do roadster. O preço? Cerca de três milhões de euros para o coupé e 3,3 milhões de euros para o roadster.

VÊ TAMBÉM: Jeremy Clarkson elegeu o seu carro do ano de 2018… e não é o Volvo XC60

Lamborghini Aventador J

Como tornar um Aventador Roadster ainda mais exclusivo? Corta-se o pára brisas e troca-se a cobertura do motor por duas “bossas”. Revelado em 2012 no Salão de Genebra o Aventador J é exclusivo, muito exclusivo mesmo. É que ao todo foram produzidas… uma única unidade apenas comprada por cerca de 2 milhões de euros.

Neste modelo sem janelas nem tejadilho, o V12 debita 740 cv e 690 Nm de binário, tal e qual como no Aventador Roadster.

VÊ TAMBÉM: Vê mais de perto o Koenigsegg Agera RS, o carro mais rápido do mundo

Lamborghini Centenario

Criado para celebrar o centenário do nascimento do fundador da marca, Ferrucio Lamborghini, o Centenario foi mostrado ao mundo no Salão de Genebra de 2016. Equipado, claro está, com o V12 atmosférico de 6.5 l que debita 770 cv e 690 Nm de binário, esta homenagem sobre rodas alcança mais de 350 km/h de velocidade máxima e cumpre os 0 aos 100 km/h em apenas 2,8s.

Disponível em versões coupé e roadster o Lamborghini Centenario tem uma produção limitada a 40 exemplares (20 do coupé e 20 do roadster) com cada um a custar cerca de 1,75 milhões de euros.

VÊ TAMBÉM: Drag Race, divisão “Pesos-Pesados”. Tesla Model X P100D contra Urus, G63 e Sport SVR

Lamborghini SC18

O mais recente dos Lamborghini exclusivos é o SC18 do qual já te falámos. O SC18 deriva do Aventador e foi criado ao gosto de um muito abastado cliente da marca italiana pelo departamento de competição Squadra Corse.

A animá-lo está um motor V12 atmosférico de 6.5 l colocado atrás dos bancos e que não recorre a nenhuma assistência elétrica para alcançar 770 cv de potência máxima e 720 Nm de binário. E o preço deste projeto único? Isso é um segredo mas não deve ter ficado por menos de uns milhões de euros como alguns dos outros carros desta lista.

Estes seis Lamborghini enquadram-se na tendência crescente que assistimos nos segmentos mais altos do mercado, que procuram cada vez mais soluções personalizadas, senão mesmo exclusivas — e não se importam de pagar generosamente por elas.

Certamente é uma tendência para continuar, considerando o número crescente de modelos especiais que são revelados todos os anos, não só pela Lamborghini, como pela arquirrival Ferrari, e outros como a McLaren, Aston Martin e até a Bugatti e a Rolls-Royce.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Lamborghini LM002?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Lamborghini Urus houve um LM002
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Antes do Lamborghini Urus houve um LM002