Notícias Essenza SCV12. O “monstro” da Lamborghini exclusivo para as pistas

Apresentação

Essenza SCV12. O “monstro” da Lamborghini exclusivo para as pistas

Depois de (muitos) teaser, aqui está o Lamborghini Essenza SCV12, o novo modelo da marca italiana destinado apenas aos circuitos.

Lamborghini Essenza SCV12

O há muito aguardado Lamborghini Essenza SCV12  foi (finalmente) revelado. É o primeiro carro criado pela divisão Squadra Corse de fio a pavio, destinado aos circuitos, mas não homologado para nenhuma competição — um pouco à imagem dos modelos FXX da Ferrari.

Descendente direto de modelos como o Miura Jota e o Diablo GTR, cabe a ele estrear o mais potente V12 atmosférico alguma vez desenvolvido pela Lamborghini.

O V12 atmosférico é capaz de, segundo a marca de Sant’Agata Bolognese, debitar mais de 830 cv, funciona como um elemento estrutural do chassis e acoplado a ele encontramos uma nova caixa de sequencial de seis relações.

VÊ TAMBÉM: O que escondem os números de Lamborghini Sián a produzir?

Com uma relação peso/potência de 1,66 cv/kg, o Lamborghini Essenza SCV12 conta com um chassis monocoque em fibra de carbono, jantes de magnésio (com pneus da Pirelli de 19” à frente e de 20” atrás) e ainda discos e pinças de travão desenvolvidos pela Brembo Motorsport.

Aerodinâmica tirada do mundo da competição

Tal como te dissemos há uns meses, durante o desenvolvimento do Essenza SCV12 a Squadra Corse dedicou especial atenção à aerodinâmica.

Por isso mesmo, o novo supercarro italiano apresenta níveis de eficiência aerodinâmica e downforce superiores, por exemplo, a um GT3, com o valor de downforce a 250 km/h a fixar-se nuns surpreendentes 1200 kg.

VÊ TAMBÉM: É oficial: a Lamborghini não vai regressar aos salões automóveis

Visualmente não engana… é um Lamborghini

Ao contrário das características técnicas, se havia algo que ainda não conhecíamos verdadeiramente acerca do Lamborghini Essenza SCV12 era precisamente a sua aparência — o modelo camuflado escondia demasiados pormenores.

Desenhado pelo Lamborghini Centro Stile — autor de todos os Lamborghini de competição desde que a Squadra Corse foi criada — o Essenza SCV12 não esconde as suas origens.

VÊ TAMBÉM: O Lamborghini mais potente de sempre é um… iate com mais de 4000 cv!

Desta forma, as linhas angulosas são uma constante assim como elementos hexagonais entre os quais se destacam os faróis dianteiros e a tomada de ar no tejadilho.

Tal como já te tínhamos dito, os proprietários do Lamborghini Essenza SCV12 poderão frequentar cursos de condução em vários circuitos. Já os carros ficarão guardados numa nova instalação construída em Sant’Agata Bolognese para o clube Essenza SCV12.

Lamborghini Essenza SCV12

De acordo com a Lamborghini, cada carro terá uma garagem personalizada e serviços dedicados, sendo possível aos proprietários monitorizarem os seus carros 24 horas por dia através de uma app. Já o preço deste exclusivo modelo continua a ser uma incógnita.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo do Zagato Raptor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato Raptor. O Lamborghini que nos foi negado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Zagato Raptor. O Lamborghini que nos foi negado