Notícias Como é que o Nürburgring passou a ser conhecido por “inferno verde”?

Arranque a Frio

Como é que o Nürburgring passou a ser conhecido por “inferno verde”?

Tido como um dos mais exigentes circuitos do mundo, o Nürburgring é conhecido como o "inferno verde". Mas fazes ideia de como é que ganhou este nome?

Jackie Stewart Nurburgring

Já por várias vezes aqui te falámos acerca do Nürburgring Nordschleife, a maioria das quais para te dar a conhecer os mais recentes recordes batidos no temido e admirado circuito alemão que se estende ao longo de 20,8 km (originalmente tinha 22,8 km) e com um total de 73 curvas.

No entanto, como e quando é que passou a ser conhecido por “inferno verde”?

Foi em 1968 que o piloto Jackie Stewart, tricampeão mundial de Fórmula 1, após ter conseguido aquela que é considerada a mais extraordinária vitória da sua carreira, no GP da Alemanha que ocorreu no Nürburgring (venceria a prova por três vezes), em condições climatéricas atrozes (chuva e nevoeiro), referiu-se ao circuito como o “inferno verde”. O nome colou, até hoje, meio século depois.

Nada me deu mais satisfação do que vencer em Nürburgring e, no entanto, tive sempre medo.

Jackie Stewart

Inaugurado em 1927, o Nürburgring Nordschleife foi recebendo Grandes Prémios de Fórmula 1 até 1976, quando o acidente de Niki Lauda demonstrou que era difícil assegurar a segurança em caso de acidente. Apesar de a Fórmula 1 ter abandonado o circuito, ainda hoje se corre no “inferno verde”, com a prova rainha a ser as 24 Horas de Nürburgring.

VÊ TAMBÉM: 7 automóveis que receberam motores de Fórmula 1

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o tempo alcançado pelo Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+ no Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Qual é o SUV mais rápido no Nürburgring? O Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+