Notícias Volkswagen Golf com motor de combustão pode «morrer» com esta geração

Antevisão

Volkswagen Golf com motor de combustão pode «morrer» com esta geração

Nome Golf vai manter-se dentro do catálogo da Volkswagen, mas vai passar a identificar um modelo 100% elétrico.

Volkswagen Golf combustão
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Se nada mudar nos próximos anos, a Volkswagen não vai desenvolver uma nova geração do Golf com motor de combustão interna.

Atualmente na oitava geração, o icónico modelo alemão vai passar por uma importante atualização em 2024 que o vai “colocar numa excelente posição até ao final da década”, como explicou Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen, à Automobilwoche.

Contudo, o «patrão» da marca de Wolfsburgo é muito claro ao admitir que depois do final da década, “é preciso ver como o segmento evoluiu”. Mas questionado acerca de uma nova geração do Golf com motor de combustão interna, Schäfer é peremptório: “Para já, não está planeado”.

A única razão para inverter estes planos seria uma mudança de paradigma dentro da indústria: “Se o mundo se desenvolver de forma completamente diferente do esperado em 2026 ou 2027, então poderemos lançar um modelo completamente novo outra vez. Mas não espero que isso aconteça”, disse.

Volkswagen Golf eHybrid traseira 3/4
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Quando chega o Golf elétrico?

Apesar das incertezas para o futuro, há algo que Schäfer toma como garantido: o nome Golf — usado desde 1974 — vai continuar a estar presente dentro do catálogo da Volkswagen.

É claro que não vamos abdicar de nomes icónicos como Golf, Tiguan e GTI, mas vamos transferi-los para o mundo dos elétricos.

Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen

Esta transformação não vai ser feita de qualquer maneira e no caso do Golf, será necessário respeitar os genes do modelo: “apenas chamar isso (Golf) a qualquer modelo não vai funcionar. Não vamos cometer esse erro”, alertou o «patrão» da Volkswagen.

Na melhor das hipóteses, o Golf elétrico só será conhecido em 2028, como explicou Schäfer, na mesma altura em que o Grupo Volkswagen vai apresentar a sua nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform), que vai suceder às já conhecidas MEB e PPE.

Passat, Tiguan e T-Roc também vão dizer adeus

Ainda este ano, vamos conhecer a nova geração do Passat (apenas na versão Variant) e do Tiguan e em 2025 será revelado um novo T-Roc. E se nada mudar, estes serão os últimos três modelos da Volkswagen com motor de combustão a receber uma nova geração.

O T-Roc é o último novo modelo com motor de combustão na Europa que vemos no horizonte. Claro que os restantes modelos vão receber atualizações. Mas os veículos totalmente novos não estão nos planos depois disso, pelo menos para já.

Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen

Quanto ao Polo, Schäfer também sugeriu que este modelo está perto do fim, admitindo que a norma Euro 7 e que a obrigatoriedade da introdução de um sistema híbrido vai encarecer muito o modelo, deixando-o com um preço semelhante ao do recém-apresentado ID.2all, que chega em 2025. “Temos que questionar se (este modelo) continua a fazer sentido”, disse.

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Apenas com 25 000 km. Conduzimos o primeiro Volkswagen Golf R32