Auto Rádio Motor de combustão não morre em 2035 mas será para todos?

Podcast Auto Rádio #17

Motor de combustão não morre em 2035 mas será para todos?

No episódio 17 do Auto Rádio discutimos o novo «sopro de vida» dado do motor de combustão, a chegada do ChatGPT aos automóveis e muito mais.

Guilherme Costa, Miguel Dias, Fernando Gomes e Diogo Teixeira com motor de combustão.
© Razão Automóvel

O volte-face da União Europeia deixou a porta aberta para continuar a haver automóveis novos à venda com motor de combustão após 2035. Este foi o grande tema do episódio n.º 17 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel.

Diogo Teixeira, Guilherme Costa, Fernando Gomes e Miguel Dias esmiuçaram os porquês e as consequências desta decisão, também para perceber qual é que será o real impacto desta medida. Será que muda tudo, quando se caminhava para a eletrificação total? Ou será que vai continuar tudo na mesma?

Esta exceção à eletrificação total do parque automóvel também traz para a discussão os combustíveis sintéticos como mais uma «arma» para conseguir a ambicionada neutralidade carbónica defendida pelos reguladores.

Mas numa altura em que praticamente todos os construtores anunciaram que vão parar o desenvolvimento de motores a combustão interna, quais são as opções que vão existir depois de 2035?

A decisão de limitar carros novos com motor de combustão, à utilização de combustível sintético, levou a discussão para o custo deste combustível. Será uma solução disponível para todos?

A não perder Combustíveis sintéticos. Quanto poderá custar um litro de gasolina ou gasóleo sintético?

Este Auto Rádio não se ficou por aqui e a decisão da General Motors (GM) em introduzir futuramente interfaces de inteligência artificial como o ChatGPT nos seus modelos também foi tema de debate. Que riscos é que tal possibilidade pode trazer?

O que aconteceu ao Renault Espace?

Ainda houve tempo para discutir uma das principais novidades revelada esta semana: o novo Renault Espace. E, surpresa (ou talvez não), o monovolume transformou-se num SUV e esta opção dividiu a mesa do Auto Rádio.

Para a próxima semana o Auto Rádio está de volta e por isso esperamos ter encontro marcado convosco nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

E lembrem-se, se tiverem sugestões de temas que queiram ver no Auto Rádio enviem as vossas sugestões para podcast@razaoautomovel.com.