Notícias Lotus fica (praticamente) irreconhecível. O futuro da marca britânica

Novidades 2023

Lotus fica (praticamente) irreconhecível. O futuro da marca britânica

Mais que tempos de mudança, na Lotus vivem-se tempos de revolução e em poucos anos a marca britânica deverá estar (quase) irreconhecível.

Lotus Eletre de frente
© Lotus

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Após a aquisição pela cada vez mais dominante Geely em 2017, um novo destino desenrola-se para a Lotus profundamente distinto do que conhecíamos até há bem pouco tempo.

A marca sediada em Hethel (Reino Unido) parece deixar uma história cheia de desportivos puros, a combustão e muito leves, e caminha a passos largos para um futuro composto maioritariamente por SUV e berlinas, exclusivamente elétricos… e bem mais pesados.

Simplify, then add… batteries!?

Não receiem… Continuará a haver desportivos na Lotus, mas também serão a baterias. O primeiro até já foi conhecido em 2019: o Evija, um hipercarro elétrico de produção limitada a apenas 130 unidades.

Lotus Evija
© João Faustino / Razão Automóvel Evija, o primeiro da nova Lotus.

O mote sagrado da Lotus, proferido pelo seu fundador Colin Chapman, “Simplify, then add lightness” (simplificar e depois adiciona leveza), encontra nesta transformação fundamental da existência da marca o seu maior desafio.

O salto é, simplesmente, extremo. Um dia estamos a vangloriar os atributos de um Elise com menos de 1000 kg e 240 cv, no outro estamos a noticiar o elétrico Evija com 2000 cv e 1680 kg — ambos os números parecem absurdos, sobretudo num Lotus.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Eletre, um Lotus como nenhum outro

Como que a por «sal na ferida» o último desenvolvimento elétrico da Lotus foi um… choque, sobretudo para os mais acérrimos fãs da marca. Afinal, a Lotus revelou o Eletre, um SUV 100% elétrico inédito, de dimensões muito avantajadas e, apesar de ainda não sabermos todos os números, será o primeiro da marca a ultrapassar as duas toneladas(!).

Lotus Eletre traseira 3/4
© Lotus Não parece, mas é um Lotus.

Só a bateria de 112 kWh pesa mais que um Lotus Seven (o percursor do Caterham Super Seven).

Revelado o ano passado, o Eletre promete níveis de tecnologia, espaço e de praticidade nunca antes vistos num Lotus. De momento conhecemos três versões — Eletre, Eletre S e Eletre R —, com potências a começar nos 450 kW (612 cv) e a terminar nos impressionantes 675 kW (918 cv) do R. As autonomias variam, respetivamente, entre os 600 km e os 489 km.

Lotus Eletre, vista do interior a partir do banco traseiro
© Lotus Interior com muito espaço para quatro e ecrãs por toda a parte. Esta é a Lotus do séc. XXI.

O Lotus Eletre será lançado este ano e podem conhecê-lo em mais detalhe no artigo abaixo:

«Coração» alemão para Lotus Emira

O Eletre poderá dominar o ano de 2023 na Lotus, mas ainda há novidades… a combustão. A marca britânica na posse de mãos chinesas, tem no Emira o seu último desportivo a combustão. Lançado o ano passado com «coração» japonês (V6 da Toyota) ganha este ano um novo «coração» alemão.

Lotus Emira na estrada, frente 3/4
© Lotus

E não podia vir de melhor «casa»: a AMG. Não, não será um dos ribombantes V8 biturbo made in Affalterbach, mas sim o M 139, o quatro cilindros mais potente do mundo. O Emira com o mesmo motor de modelos como o A 45 ou o novo C 63, chega no segundo trimestre de 2023.

No Lotus Emira o sofisticado 2.0 turbo vai debitar 365 cv e será combinado, em exclusivo, com uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.

© Lotus

Apesar da desvantagem de 40 cv para o V6 Supercharged, ao ser mais leve e ter a transmissão que tem, o quatro cilindros iguala o V6 nos 0-100 km/h, anunciando 4,2s (provisório à espera de certificação). A velocidade máxima é um pouco inferior — 283 km/h contra 290 km/h —, mas promete consumos e emissões bem mais baixos.

Apesar dos planos de eletrificação total da Lotus by Geely, o Emira, ainda muito recente, deverá manter-se em catálogo até ao final desta década (pelo menos). Mas dentro de 2-3 anos deverá receber a companhia de um outro coupé desportivo, esse sim, 100% elétrico.

a não perder: Lotus Omega (1990). A berlina que comia BMW’s ao pequeno-almoço

No final disto tudo, o que sobrará da Lotus que conhecíamos?

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.