Notícias Loucura? Pagaram quase 100 mil euros por este Volkswagen Golf R32

Venda

Loucura? Pagaram quase 100 mil euros por este Volkswagen Golf R32

O Volkswagen Golf R32 é um hot hatch especial, mas será especial o suficiente para valer praticamente 100 mil euros?

Volkswagen Golf R32 vendido por quase 100 mil euros
© Bring a Trailer

No panteão dos hot hatch certamente terá de haver lugar para o Volkswagen Golf R32, um dos Golf mais especiais e desejados de sempre.

Quando foi lançado em 2002, não só foi o primeiro capítulo dos “R” na Volkswagen, como a sua performance, competência e forte apelo, fez esquecer o Golf GTI contemporâneo, que pouco mais era que um nível de equipamento.

Um modelo que na altura conquistou os fãs e a crítica e ainda hoje é considerado muito especial. Conduzimo-lo o ano passado, um exemplar com apenas 25 mil quilómetros e vindo diretamente do museu da Volkswagen — relembrem esse momento no vídeo abaixo:

Mais de 20 anos depois, o Golf R32 aproxima-se a passos largos do estatuto de clássico e, por isso, o seu valor só terá tendência a subir.

Mas no caso deste exemplar norte-americano, vendido no Bring a Trailer recentemente, esse valor não subiu apenas; o termo certo é disparou até aos 104 mil dólares, o mesmo que 98 mil euros — quase três vezes mais do que o seu valor médio atual.

Porque é que pagaram tanto por este Golf R32?

Parte da justificação terá a ver com o número de quilómetros. Se o Golf R32 que conduzimos tinha apenas 25 mil quilómetros, este exemplar norte-americano praticamente nunca andou, registando apenas 156 km no seu odómetro.

Olhem para ele, sobretudo para as imagens que mostram o fundo do carro — simplesmente imaculado.

Apesar de tudo, tem ainda um outro detalhe a rever, como uma pequena marca no tejadilho do lado do passageiro e um dos faróis está a mostrar sinais de estar a ficar baço.

De resto, parece estar perfeito. E ainda há partes que estão revestidas com plásticos protetores, como o teto de abrir.

A não perder Quase 10 milhões de euros! Bugatti Chiron Profilée bate recorde em leilão

Porque nunca andou?

O Volkswagen Golf R32 foi introduzido nos EUA apenas em 2004 e, tal como na Europa, estava disponível com caixa manual de seis velocidades, como podemos ver neste exemplar — o Golf R32 foi também um dos primeiros automóveis de produção a introduzir a caixa de dupla embraiagem.

Este exemplar foi entregue inicialmente ao concessionário Jack Daniel’s Motors, em Fairlawn, Nova Jérsia e foi vendido (não sabemos quando) a outro concessionário, onde permaneceu até 2020. Só aí seria vendido ao seu primeiro dono que agora o vendeu.

Não sabemos o preço que este indivíduo deu pelo Golf R32 em 2020, mas considerando os quase 100 mil euros que pagaram agora pelo veículo, presumimos que deve ter tido uma margem de lucro bastante generosa.

VR6 3.2
© Bring a Trailer O «coração» do Golf R32… Infelizmente quase nunca usado.