Notícias Cybertruck chega este ano mas será que veremos o Tesla “Model 2”?

Novidades 2023

Cybertruck chega este ano mas será que veremos o Tesla “Model 2”?

Após a ausência do chamado "Model 2" no Tesla Investor Day, a marca norte-americana tem, contudo, mais novidades reservadas para este ano.

Tesla Cybertruck frente 3/4
© Tesla

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O chamado “Model 2” (designação final por confirmar) foi o grande ausente do Tesla Investor Day que se realizou no início de março.

As expectativas eram elevadas de que veríamos no evento aquele que será o modelo mais pequeno e mais barato da Tesla. Tem sido avançado o preço de 25 mil dólares, pouco mais de 23 mil euros. E para mais, semanas antes tinha sido avistado na China uma «mula de testes» camuflada que combinava elementos do Tesla Model 3/Y com uma carroçaria de um… Mazda CX-30.

Tesla Model 2
© Tesla O sketch oficial que tem sido partilhado como o futuro “Model 2”.

Porém, levantaram-se dúvidas sobre esse protótipo de testes; suspeita-se que não tenha nada a ver com a Tesla. Assim como, mais recentemente, suspeita-se sobre a veracidade das imagens de um outro protótipo de testes camuflado e de ainda de outro «apanhado» na Gigafactory da Tesla na China.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Afinal, há ou não há um “Model 2” no futuro da Tesla?

A resposta curta é “Sim”, haverá um. E mesmo após a ausência no Tesla Investor Day, os rumores indicam uma primeira revelação ainda este ano, como protótipo, antes do seu lançamento comercial previsto para 2025.

Podemos não o ter visto, mas ficou-se a saber mais sobre o fugidio “Model 2”, sobretudo como a Tesla vai cortar pela metade os custos de produção:

Mas enquanto a Tesla não se decide a mostrar o “Model 2”, a Volkswagen já mostrou o seu elétrico de menos de 25 mil euros, também previsto para 2025, o ID. 2Allfiquem a conhecê-lo em mais detalhe.

É desta… Cybertruck inicia produção

Se o “Model 2” pautou-se pela ausência no Tesla Investors Day que decorreu na Gigafactory do Texas (EUA), a Tesla Cybertruck marcou presença já como modelo de pré-produção. Afinal, é lá que vai ser produzida.

Tesla Cybertruck
© Tesla

Revelada em 2019 como protótipo e já por várias vezes adiada, a sua produção vai arrancar, finalmente, este ano, durante o próximo verão. As entregas deverão começar pouco tempo depois.

Mas já passaram quatro anos e o que foi anunciado na altura em matéria de preços e especificações não deverão corresponder ao produto final. O preço de entrada abaixo dos 40 mil dólares (mais ou menos 37 mil euros) anunciado em 2019, por exemplo, sabe-se que vai subir. Não nos podemos esquecer que desde a sua revelação aconteceu uma pandemia, a guerra na Ucrânia, disrupções logísticas e o aumento da inflação.

Por outro lado está confirmado o uso das novas novas baterias cilíndricas 4680 (46 mm de diâmetro e 80 mm de altura) — já estreadas em alguns Model Y. Em relação às 2170 hoje usadas, as 4680 prometem custos muito mais reduzidos, menor resistência interna que ajudará a acelerar o carregamento, e maior densidade energética e de potência.

Project Highland

A Tesla tem mais uma novidade reservada para este ano que se esconde sob o nome Project Highland, que no final, refere-se a uma atualização mais substancial do Tesla Model 3.

Tesla Model 3 visto de cima, frente 3/4
© Tesla O Tesla Model 3 foi lançado no mercado em 2018.

Esperem algumas diferenças exteriores e interiores, mas é no campo tecnológico que as diferenças prometem ser maiores. O Model 3 receberá o pacote Hardware 4, que integra mais poder de processamento e adiciona mais câmaras, que prometem melhorar as capacidades dos assistentes de condução.

Os rumores indicam que a produção do renovado Model 3 arrancará no terceiro trimestre do ano, mas falta por confirmar se chegará até nós ainda antes do ano acabar.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.