Notícias 12 países querem alterar a norma Euro 7. Tudo o que pode mudar

Euro 7

12 países querem alterar a norma Euro 7. Tudo o que pode mudar

Uma reunião entre 12 países, com a Alemanha «à cabeça», da qual Portugal fez parte, querem metas mais realistas para a Euro 7.

Bugatti Chiron Pur Sport escapes
© Bugatti

Os representantes dos 12 países que têm reservas acerca do impacto da norma Euro 7 reuniram-se ontem em Estrasburgo e, sem surpresas, pretendem que a controversa norma seja revista.

A Chéquia foi o país que convocou esta reunião e contou com a presença de representantes da Alemanha, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Polónia, Roménia e também Portugal.

Skoda Octavia teste de emissões
© Skoda

Entre os pontos de discussão, o principal refere-se à data de implementação da Euro 7, considerada prematura pelos intervenientes. A UE avança com a data de julho de 2025 para veículos ligeiros e julho de 2027 para veículos pesados.

No rescaldo da reunião, Martin Kupka, o Ministro dos Transportes checo, afirmou: “o nosso objetivo, no que respeita à norma Euro 7, é tornar as suas metas e prazos realistas e alcançáveis”.

Se queremos mesmo tentar alcançar a neutralidade carbónica na Europa temos de criar medidas tecnologicamente realistas.

Martin Kupka, o Ministro dos Transportes checo

Desta forma, foi proposto um período de quatro anos para que a norma Euro 7 seja implementada, assim como sugerem algumas alterações técnicas à norma (que não foram discriminadas). A indústria teria, assim, mais tempo para se adaptar.

A não perder: Carlos Tavares: “Não precisamos da Euro 7 porque vai retirar recursos que deveríamos gastar na eletrificação”

Recordamos que a norma Euro 7, apesar de já ter sido anunciada, ainda não foi discutida entre os países da União Europeia e os legisladores, e por isso, ainda há margem para ajustá-la ou alterá-la.

A UE defende que os benefícios para a saúde humana desta norma superam e muito os custos da sua implementação.

Uma parte significativa da indústria automóvel europeia, considera, por outro lado, a Euro 7 uma onerosa distração. Não só vai desviar recursos que deveriam ser dirigidos à eletrificação, como o impacto na saúde ou no ambiente será mínimo. E vai-se traduzir em mais custos para o consumidor e menos vendas para os construtores, colocando em risco fábricas e postos de trabalho.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Fiat já tinha um sistema start-stop em 1982?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!