Notícias Inédito. Em agosto venderam-se mais elétricos e híbridos plug-in do que Diesel

Mercado

Inédito. Em agosto venderam-se mais elétricos e híbridos plug-in do que Diesel

Pela primeira vez na história, em agosto passado, as vendas de automóveis elétricos e híbridos plug-in na Europa ultrapassaram as de automóveis Diesel.

Volkswagen ID.3 e ID.4

Os dados são da JATO Dynamics e podem ser interpretados como um sinal dos tempos que aí vêm. Em agosto, num mercado que caiu 18% face a 2020 e 33% face a 2019 — justificada também pela crise dos chips —, os automóveis elétricos e híbridos plug-in foram dos poucos que se destacaram pela positiva.

Para começar, conseguiram a sua segunda maior quota de mercado de sempre, representando 21% das vendas no “velho continente” no mês passado (em agosto de 2020 ficava-se pelos 11% e em 2019 pelos 3%).

Além disso, as 151 737 unidades deste tipo de automóveis vendidas em agosto representam ainda um crescimento de 61% face ao mês homólogo do ano passado. Segundo Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, este crescimento não se explica somente com os habituais incentivos à compra deste tipo de veículos.

A NÃO PERDER: Grupo Renault vai lançar dez novos modelos elétricos até 2025
Vendas EV e PHEV
A quota de mercado de 21% alcançada em agosto pelos modelos elétricos e híbridos plug-in é a segunda mais alta de sempre atingida por este tipo de veículos. JATO Dynamics

De acordo com o analista, “Embora os negócios e incentivos tenham desempenhado um papel importante no aumento da procura, vimos uma mudança fundamental nos hábitos de compra à medida que modelos mais atraentes têm entrado no mercado e os consumidores ficaram cientes dos benefícios associados aos veículos elétricos”.

Ultrapassagem aos Diesel

Como que a comprovar o “bom momento de forma” dos modelos elétricos e híbridos plug-in, em agosto assistiu-se a uma inédita “ultrapassagem”. Pela primeira vez foram vendidas mais unidades elétricas e híbridas plug-in do que as equipadas com um motor Diesel, com a diferença a ascender às 10 100 unidades.

Na “base” destes números está, de acordo com a JATO Dynamics, a forte procura pelas versões elétricas de modelos como o Hyundai Kauai, Fiat 500, Peugeot 208, Opel Corsa e Kia Niro. Contudo, o “rei” das vendas em agosto entre os elétricos foi mesmo o Volkswagen ID.3, com 7904 unidades vendidas.

A este juntaram-se no pódio o Tesla Model 3 (7824 unidades) e ainda o novo Volkswagen ID.4 (4624 unidades). Já entre os híbridos plug-in o “Top-3” é composto pelos Ford Kuga (3512 unidades), Mercedes-Benz GLC (2670 unidades) e BMW Série 3 (2343 unidades).

Fonte: JATO Dynamics.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”