Notícias Stellantis estende garantia do motor 1.5 BlueHDI. Saiba o que fazer

Motores

Stellantis estende garantia do motor 1.5 BlueHDI. Saiba o que fazer

Além da cobertura alargada, a Stellantis vai reembolsar despesas relacionadas com o motor 1.5 BlueHDI. Saiba se tem direito e como pedir.

Motor 1.5 BLueHDI
© Stellantis

A Stellantis acaba de anunciar o alargamento da cobertura especial do motor Diesel 1.5 BlueHDI para 10 anos ou 240 mil quilómetros, tal como já o tinha feito para o motor a gasolina 1.2 PureTech.

A medida vai abranger todos os motores 1.5 BlueHDI (DV5) produzidos entre outubro de 2017 e janeiro de 2023. Não fica por aqui: a Stellantis vai também reembolsar despesas já realizadas com este problema, desde que tenham ocorrido entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de junho de 2025.

Motor 1.5 BlueHDI
© Razão Automóvel O DS 3 Crossback foi um de muitos modelos a equipar o 1.5 BlueHDI.

O que está em causa?

O motor 1.5 BlueHDI tem sido afligido por um problema em particular, relacionado com a corrente de comando da árvore de cames. Esta pode ficar frouxa e até partir-se, impedindo o funcionamento do motor.

A Stellantis já introduziu modificações ao DV5 para resolver o problema: a corrente passou a ter 8 mm em vez de 7 mm, instalou novas válvulas de escape, assim como um novo tensor, e passou a ser recomendado o uso de óleo 5W30.

Mas permanecem em circulação milhões de veículos com este motor nas estradas europeias, que inclui modelos das marcas Peugeot, Citroën, DS Automobiles, Opel e FIAT.

Quais são as condições?

No âmbito desta política melhorada, a Stellantis compromete-se a cobrir 100% dos custos de peças e mão de obra, durante um máximo de 10 anos ou 240 mil quilómetros. Mas há condições:

  • A manutenção deve ter sido realizada por um qualquer profissional automóvel, mas em conformidade com as recomendações do fabricante;
  • O diagnóstico e a reparação (em caso de avaria) devem ter sido realizados numa oficina da rede autorizada.

Como posso pedir o reembolso?

Caso já tenha sido afetado pelo problema da corrente da árvore de cames do 1.5 BlueHDI, pode solicitar, a partir de meados de julho, o reembolso das despesas relacionadas. Para isso a reparação tem de:

  • Ter sido realizada entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de junho de 2025;
  • Cumprir os critérios de manutenção e diagnóstico definidos pela marca.

Esse pedido poderá ser feito através de uma plataforma online dedicada em https://stellantis-support.com/, ou nos websites das marcas respetivas.

E os usados?

Além da cobertura alargada ao 1.5 BlueHDI e do reembolso retroativo, a Stellantis vai fornecer um certificado Check+ aos clientes de veículos usados das redes autorizadas Spoticar e Stellantis.

Este certificado confirma que também vão beneficiar da mesma cobertura especial dos clientes que adquiriram o veículo novo.