Salão de Xangai 2021

bZ4X. O primeiro SUV da nova família elétrica bZ da Toyota

A Toyota mostrou no Salão Automóvel de Xangai, na China, o primeiro dos modelos da sua nova família de elétricos, o bZ4X Concept.

A Toyota acaba de apresentar no Salão Automóvel de Xangai, na China, o bZ4X Concept, o protótipo de um SUV de tamanho médio que serve para introduzir de forma oficial a nova gama de veículos elétricos da marca nipónica, denominada bZ.

Até 2025, a Toyota já fez saber que vai apresentar 15 automóveis elétricos, sendo que sete serão propostas com a nova assinatura bZ, acrónimo de Beyond Zero (para além do zero), reforçando o compromisso da marca japonesa em atingir zero emissões e a neutralidade carbónica.

Este bZ4X Concept agora revelado, desenvolvido em parceria com a Subaru, é o primeiro modelo de produção da gama bZ, cuja versão de produção deve chegar ao mercado em meados do próximo ano.

A NÃO PERDER: Toyota RAV4 Plug-in. Quase 100 km sem gastar gasolina na cidade
Toyota-bZ4X-Concept

Com 4,6 m de comprimento, o bZ4X Concept — assenta na nova plataforma e-TNGA — é ligeiramente maior que o Toyota RAV4, mas tudo indica que este SUV elétrico se vai posicionar como rival direto de propostas como o Volkswagen ID.4 —  que já testámos por cá, em Portugal.

Mais tarde deverá aparecer uma versão semelhante, mas com maior comprimento e maior distância entre eixos, capaz de rivalizar com o recém-apresentado Volkswagen ID.6.

Do ponto de vista estético, este SUV elétrico apresenta-se com linhas elaboradas e superfícies musculadas, garantindo assim um visual agressivo e arrojado. Destaca-se a dianteira do modelo, que dispensa a habitual grelha e em vez disso apresenta um arranjo de sensores, luzes e elementos aerodinâmicos, uma solução visual que a Toyota apelida de “cabeça de martelo”.

Toyota bZ4X Concept
Toyota-bZ4X-Concept é ligeiramente mais comprido que o RAV4.

No habitáculo, e aproveitando o facto de a plataforma e-TNGA ter sido desenvolvida especificamente para veículos elétricos, a Toyota conseguiu que o espaço disponível na segunda fila de bancos fosse semelhante ao de um SUV do segmento D, ainda que o grande protagonista seja o condutor.

A NÃO PERDER: Toyota Aygo X prologue. Crossover para tomar de assalto o segmento dos citadinos

Toda a zona dianteira do habitáculo foi projetada em torno de um “módulo de condução” que quer dar ao condutor uma maior sensação de ligação com a estrada e com as informações mais importantes.

Para isso muito contribuem os controlos agrupados em torno da consola central e o visor digital do painel de instrumentos posicionado logo acima do “volante”, para que não seja necessário desviar os olhos da estrada durante muito tempo para consultar todas as informações.

Outro dos destaques é o facto de o bZ4X Concept se apresentar com um volante do tipo manche de avião —  à imagem do que vimos nos renovados Tesla Model S e Model Y, ou no… KITT — e com um sistema de direção por cabo (steer-by-wire), o que permite ao condutor, diz a Toyota, um maior controlo e uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo da direção.

Toyota bZ4X Concept

E motorizações?

A Toyota não fez qualquer referência às motorizações que irão “animar” o primeiro SUV elétrico da gama bZ — também não informou sobre a bateria ou a autonomia prevista —, mas confirmou que este SUV terá tração às quatro rodas, fruto de motores elétricos montados no eixo dianteiro e traseiro.

VEJAM TAMBÉM: Todos os segredos da nova «caixa de hidrogénio» da Toyota

Muito mais do que um SUV elétrico

A Toyota mostrou o bZ4X Concept, mas optou por manter as suas especificações nos “segredos dos deuses”, até porque nesta apresentação não se tratava apenas de revelar um protótipo que dentro de alguns meses dará lugar a um modelo de produção, mas sim uma nova gama de modelos que dá corpo à nova estratégia de automóveis elétricos da marca.

Toyota-bZ4X-Concept

Tal como referimos acima, até 2025 a Toyota quer lançar em todo o mundo 15 novos modelos 100% elétricos, mas apenas sete farão parte da nova gama bZ.

Nessa altura, daqui a quatro anos, a Toyota pretende disponibilizar globalmente mais de 70 veículos eletrificados no seu portfólio, sendo que, pelo menos, 15 serão propostas 100% elétricas.

Sabe responder a esta?
Qual é a potência do Toyota GR Supra com quatro cilindros?

Mais artigos em Notícias