Notícias A nova Ford Transit Courier vai ser uma carga de trabalhos para a concorrência

Apresentação

A nova Ford Transit Courier vai ser uma carga de trabalhos para a concorrência

A Ford revelou uma nova geração da Transit Courier e trouxe com ela uma inédita variante elétrica, a E-Transit Courier.

ford e-transit courier, frente
© Ford

A revelação da nova Ford Transit Courier fecha um ciclo de renovação na família Transit, que se destacou por ter um foco em particular na eletrificação. Na mais pequena das Transit não será diferente.

A grande novidade desta nova geração é, precisamente, a estreia inédita da E-Transit Courier, um furgão compacto 100% elétrico revelado num evento online que a Razão Automóvel participou.

Porém, apesar de já ter sido revelada, a E-Transit Courier só tem chegada prevista ao mercado no final… de 2024. No final deste ano veremos chegar apenas as variantes a combustão 1.0 EcoBoost (gasolina) e 1.5 EcoBlue (Diesel).

Esta revelação precoce acabou, assim, por determinar a quantidade algo reduzida de informação que a Ford avançou sobre esta variante elétrica, mas já temos algumas especificações para partilhar.

Como as «irmãs» a combustão, a E-Transit Courier terá tração dianteira e contará com um motor elétrico com 100 kW (136 cv) de potência e 290 Nm. Contudo, nada foi avançado sobre a bateria ou a autonomia desta nova proposta.

A Ford, no entanto, avança já com a promessa de que os custos de utilização da E-Transit Courier serão 35% mais baixos em relação aos da Transit Courier a gasóleo.

Curiosamente, estamos a conhecer, muito provavelmente, também os primeiros dados sobre o futuro Ford Puma elétrico (chega em 2024), já que ambas as propostas recorrem à mesma plataforma e até serão produzidos na mesma fábrica da Ford Otosan em Craiova, na Roménia.

Nova E-Transit Courier consegue levar mais carga que a atual a gasóleo

A Ford avançou, no entanto, com outros tipos de dados, de relevância para a sua função. A começar pela capacidade de carga, que na E-Transit Courier ascende a 700 kg, superando em 118 kg a atual Transit Courier a gasóleo.

Vista lateral aproximada com as duas portas laterais abertas, deixando ver a abertura.
© Ford A nova Ford Transit Courier conta com duas portas laterais deslizantes

As novas Transit Courier a combustão garantem pelo menos 648 kg, podendo esse valor subir para os 845 kg com a opção “High Payload”.

Mas comum a todas as Transit Courier é a novidade de conseguirem transportar duas europaletes. Em parte pelo crescimento das dimensões exteriores (à volta de 10 cm mais comprida, por exemplo), mas também pela reconfiguração da suspensão traseira.

Uma alteração que permitiu ampliar a largura entre as cavas das rodas até aos 122 cm, praticamente mais 21 cm que na geração atual, ficando acima dos 120 cm de largura de uma europalete.

O «segredo» está na inclinação dos amortecedores traseiros, fazendo com que a suspensão — ainda uma simples barra de torção — não «invada» tanto o compartimento de carga.

O volume de carga cresce dos 2,3 m3 para os 2,9 m3, enquanto o comprimento do compartimento de carga cresceu dos 1,621 m para os 1,803 m. E caso haja necessidade de transportar objetos mais compridos é possível optar por uma antepara com uma escotilha, que permite transportar objetos até 2,66 m de comprimento.

Mais prática

Tal como já vimos nas maiores Transit Custom, foi dada particular atenção ao habitáculo da nova Transit Courier que, para muitos dos utilizadores, serve também como escritório móvel.

leiam também Ford Grand Tourneo Connect Active. A alternativa aos SUV de sete lugares

A pensar nesses casos, o furgão compacto da Ford apresenta diversas soluções que aumentam a usabilidade a bordo. Desde o comum travão elétrico ou o manípulo da caixa na coluna da direção para poupar espaço, à introdução de uma mesa dobrável (opcional), larga o suficiente para um portátil ou tablet A4.

Também o conteúdo tecnológico é extenso. Destaque para a introdução do sistema SYNC 4 que no caso da E-Transit Courier é acessível via um ecrã de 12″, enquanto nas Transit Courier a combustão, é de 8″.

A nova geração da Ford Transit Courier também pode vir com os mais recentes sistemas avançados de assistência à condução. Estes podem incluir desde o cruise control adaptativo com função Stop & Go e manutenção no centro da via de rodagem, até à monitorização do ângulo morto com alerta de tráfego cruzado, ou ainda um alerta de circulação em sentido contrário.

Quando chega?

Como já foi referido, a nova Ford Transit Courier, a gasolina e gasóleo, chega no final do corrente ano, com a produção a arrancar no terceiro trimestre. Ainda não foram anunciadas as especificações finais ou os preços.

Quanto à Ford E-Transit Courier, a produção só arranca no terceiro trimestre de 2024. Só saberemos as especificações finais e preços numa data mais próxima ao seu lançamento.

A Ford não confirmou, mas é de esperar que a Transit Courier seja acompanhada futuramente por uma Tourneo Courier, para passageiros.