Notícias A Ram 1500 REV tem a maior bateria do mundo

Salão de Nova Iorque 2023

A Ram 1500 REV tem a maior bateria do mundo

A primeira pick-up da Ram 100% elétrica impõe-se aos rivais com uma bateria gigante de 229 kWh. Fiquem a conhecê-la em mais detalhe.

Ram 1500 REV, frente 3/4
© Ram

A nova 1500 REV é uma pick-up 100% elétrica e é responsável por dar início a uma nova era da Ram Trucks. Está a ser apresentada no Salão Internacional de Nova Iorque e chegará ao mercado — americano — no último trimestre deste ano.

A Ram junta-se assim à Ford, que já vende a F-150 Lightning, à Chevrolet (a Silverado EV chega ao mercado este ano) e em menor escala à Rivian (que comercializa a R1T), na oferta de uma pick-up 100% elétrica. E não nos podemos esquecer da radical Tesla Cybertruck.

RAM 1500 REV frente
©RAM A face da nova 1500 REV distingue-se pela ausência da grelha imponente que vemos nas 1500 a combustão.

Bateria gigante para a Ram 1500 EV

Distingue-se das rivais por trazer um trunfo de «peso»: uma bateria gigante com 229 kWh de capacidade, fazendo da Ram 1500 EV o automóvel elétrico com a maior bateria do mundo (ainda que se suspeite que, devido ao peso da bateria, deixe de estar na categoria de ligeiros).

Supera os 212 kWh do GMC Hummer EV, os previstos 200 kWh da Chevrolet Silverado EV e deixa muito para trás os 131 kWh da maior bateria que pode equipar a Ford F-150 Lightning.

Claro que estes 229 kWh só se poderiam traduzir numa autonomia generosa, com a Ram a anunciar mais do que 800 km, muito mais que qualquer um dos rivais. Para aqueles que não precisam de tanto, a 1500 REV tem uma bateria mais pequena, com 168 kWh, o suficiente para superar os 560 km, anuncia a Ram.

Além disso, tem carregamento bidirecional, o que permite alimentar uma habitação, caso existam falhas de energia, ou um local de trabalho móvel. O carregador existente na caixa de carga tem uma potência de 7,2 kW. Mas no frunk — o porta-bagagens dianteiro de 424 litros — há um outro carregador com uma capacidade de 3,6 kW.

“Acreditamos em dar aos nossos clientes o leque certo de soluções de propulsão e vamos continuar a redefinir o segmento das trucks.  A nossa nova Ram 1500 REV ultrapassa a concorrência nas áreas em que os clientes mais se preocupam, incluindo a autonomia, a capacidade de reboque, a carga útil e o tempo de carregamento”.

Mike Koval Jr., diretor executivo da Ram
RAM 1500 REV 3/4 traseira
©RAM O sistema elétrico é de 800 V, podendo suportar carregamentos de 350 kW. Pelo que será possível adicionar cerca de 177 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Bateria gigante, mas performance não fica atrás

O sistema elétrico de grande capacidade da Ram 1500 REV alimenta dois EDM — Electric Drive Modules, que combina o motor elétrico, caixa de relação única e inversor —, tendo um por eixo, permitindo tração integral. Cada um deles tem uma potência de 250 kW (340 cv).

Salão de Nova Iorque Jeep renova Wrangler para dar resposta ao Ford Bronco

A potência combinada do sistema ascende aos 488 kW (663 cv) e a 840 Nm de binário, possibilitando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4s.

Mais importante numa pick-up que acelerações de desportivo é, certamente, a sua capacidade de carga. Na 1500 REV ascende aos 1224 kg de carga útil, enquanto a capacidade de reboque anunciada é de 6350 kg. Valores que superam os da F-150 Lightning, a sua principal rival.

Este não é o interior de um veículo de trabalho

O habitáculo da nova opção 100% elétrica da RAM inclui todas as mordomias mais desejadas, mesmo pelos clientes mais exigentes. Dificilmente podemos olhar para ele como um interior de um veículo de trabalho, mas mais como o de uma berlina executiva.

Além da presença de materiais como a fibra de carbono, couro e diversos elementos metálicos, está presente a geração mais recente do sistema multimédia Uconnect 5 e um sistema de som Klipsch Reference Premiere.

Será que chega à Europa?

Se está a pensar se esta nova Ram 1500 REV vai chegar à Europa, bem, a resposta é não. Tal como a sua principal rival, a Ford F-150 Lightning, está destinada apenas aos mercados da América do Norte.

Por curiosidade, podemos referir que a primeira pick-up elétrica da Ram inclui cinco níveis de equipamento, todos com nomes dignos das terras do Tio Sam: Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Limited e Tungsten, este último, totalmente novo.