Notícias Manhart dá ao BMW M3 E30 um seis cilindros com mais de 400 cv

Restomod

Manhart dá ao BMW M3 E30 um seis cilindros com mais de 400 cv

O MH3 3.5 Turbo da Manhart Classic Cars é a interpretação da preparadora do BMW M3 E30 e não se ficou pela cosmética.

Manhart MH3 3.5 Turbo, restomod do BMW M3 E30
© Manhart

Não há carro a salvo do restomod, seja o modesto Fiat Panda ou o icónico Porsche 911; porque é que o incontornável BMW M3 E30 deveria ser exceção?

É o que propõe a Manhart, que conhecemos das preparações a carros novos, mas que também se dedica ao restauro e modificação de clássicos, através da Manhart Classic Cars.

O BMW M3 E30 (quase) dispensa apresentações. Foi o primeiro M3 e um especial de homologação, estabeleceu a sua reputação nas pistas e hoje é um clássico extremamente valioso. E a Manhart arriscou modificá-lo, com o resultado final a receber o nome de MH3 3.5 Turbo.

«Coração» Alpina

A preparadora não se ficou pela cosmética, havendo diferenças óbvias para o modelo original. Se «ignorarmos» a pintura verde mate (na realidade é um wrap), o que mais se destaca são as novas rodas.

Estas cresceram das originais 15″ para umas impressionantes 19″, com a Manhart a adicionar ainda um lábio dianteiro inferior e um spoiler traseiro, ambos em fibra de carbono, e aproximando o aspeto do M3 Evo, o derradeiro M3 E30.

Porém, a grande diferença entre o M3 E30 e o MH3 3.5 Turbo encontra-se por debaixo do capô. Ao invés do quatro cilindros em linha naturalmente aspirado de 2,3 l do modelo original, encontramos um seis cilindros em linha turbo com 3,5 l de capacidade.

O aspeto mais curioso desta troca de motor é que não se trata de uma unidade nova. Provém de um Alpina B7S Turbo (1981/82), baseado num Série 5 E12 — uma agradável atenção ao detalhe por parte da Manhart ao ir buscar um motor «de época».

© Manhart O quatro cilindros original deu lugar a um seis cilindros com símbolo da Alpina

O Alpina B7S Turbo era uma evolução do B7 Turbo/1, que foi na altura a berlina de quatro portas mais rápida do planeta. O B7S Turbo debitava 330 cv — um valor que só superdesportivos conseguiam igualar na altura —, mas no MH3 3.5 Turbo debita ainda mais.

A Manhart instalou um novo turbocompressor, intercooler e sistema de escape, fazendo com que a potência seja agora de 405 cv (e 650 Nm), números muito maiores que os 200 cv (e 240 Nm) do M3 E30 original.

Além das rodas de maiores dimensões (Fr: 215/35 R19; Tr: 245/30 R19), para manter tudo sob controlo, a Manhart deu ao MH3 3.5 Turbo um novo diferencial autoblocante da Drexler e um novo kit de suspensão (coilovers) da H&R.

Para parar o ímpeto do pequeno coupé, também o sistema de travagem foi revisto com novos discos dianteiros (330 mm x 32 mm) e pinças de quatro pistões da Brembo, enquanto atrás, os discos (282 mm x 12 mm) são mordidos pelas pinças do E30 M3 original.

Quanto custa?

A Manhart não anuncia o preço para o seu MH3 3.5 Turbo. Caso seja um dos interessados e não tenha um modelo dador, convém relembrar que o BMW M3 E30 já é um clássico que, em muitos casos, vem com uma etiqueta com seis algarismos.

Previsivelmente, este restomod será tudo menos «em conta».