Notícias Muito mais do que um restauro. Uma homenagem ao Fiat Panda 4×4

Restauro

Muito mais do que um restauro. Uma homenagem ao Fiat Panda 4×4

No momento em que se comemoram os 40 anos do Fiat Panda 4x4, uma empresa dos Países Baixos criou um totalmente novo, (quase) de raiz.

Fiat Panda 4x4 Piccolo Lusso - vista de frente
© Kaeve Cars

O Fiat Panda 4×4 marcou uma geração de pequenos aventureiros, quando ainda ninguém falava em SUV.

Além da tração às quatro rodas como a sua designação indicava, tinha uma maior altura ao solo, pneus de todo o terreno e uma primeira muito curta que servia de redutora. Tudo num modelo que pesava menos de 850 kg.

© Kaeve Cars

Por todas estas razões e tantas outras, o Fiat Panda 4×4 deixou saudades e tornou-se até num modelo de culto, sendo alvo da atenção de colecionadores e não só. É o que podemos ver neste exemplar que foi alvo de um restomodding pela Kaeve Cars, uma empresa dos Países Baixos.

Tendo como ponto de partida uma unidade de um Panda 4×4 Sisley de 1989, que estava num estado de conservação sem grandes motivos de alegria, a Kaeve Cars juntou-se à Niels van Roij Design e criou o “Piccolo Lusso”.

Trata-se de um exemplar único, praticamente reconstruído desde o zero, descrito como uma “homenagem à elegância e à funcionalidade”. Para começar, a carroçaria recebeu um tom “Azzurro Blue”, inspirado nas cores do mar Mediterrâneo.

As jantes foram pintadas no mesmo tom, tal como os para-choques, as capas dos espelhos retrovisores e diversos outros detalhes que antes eram apenas componentes em plástico sem pintura. Os grupos óticos também receberam novas cores, com o âmbar dos indicadores de mudança de direção a ficarem apenas transparentes.

Finalmente, inspirados pelo homem numa canoa que faz parte do logótipo da versão Sisley, foram também adicionados alguns detalhes mais exclusivos à pintura. E tal como no modelo original, está presente o logótipo da canoa na zona lateral do Fiat Panda.

Interior novo e muito exclusivo

A unidade em que este projeto se baseou tinha o seu habitáculo num estado de conservação que já não permitia qualquer tipo de restauro, pelo que foi criado um totalmente novo.

Assim, tanto os painéis das portas como o tabliê, o volante e os assentos, receberam novos acabamentos em pele, em tons castanho e branco. A instrumentação é a original, ainda que inclua uma melhoria na decoração e nem sequer falta o inclinómetro que fazia parte do modelo original.

Tanto os encostos dos assentos como o volante e os painéis das portas incluem o logótipo do homem na canoa, costurado a branco. E mais atrás, na bagageira, está agora um piso em madeira, inspirado no mundo náutico.

Fiat Panda e o motor FIRE

Um Fiat dos anos 80 estará quase sempre associado à família de motores FIRE e claro que este pequeno utilitário desenhado por Giorgetto Giugiaro não é exceção.

Ainda que a empresa não tenha divulgado muitas informações sobre o motor, trata-se do conhecido bloco FIRE de um litro com uma potência em torno dos 50 cv. E uma vez que se trata de um Panda, é claro que a roda de substituição também se encontra mesmo por baixo do capô.

O sistema de tração integral continua a ser da Steyr-Puch, responsável pela facilidade com que o Panda se costumava desenvencilhar de alguns «apertos». Mesmo nos trilhos mais afastados do asfalto.

Está à venda

Este autêntico «memorial rolante» que foi em tempos um Fiat Panda 4×4 Sisley de 1989 é agora muito mais que isso. Só que, em vez de ficar fechado algures numa garagem, está disponível para venda, na Kaeve Cars, em Uden, nos Países Baixos.

O preço de 30 mil euros reflete a exclusividade desta criação. E deverá ser difícil encontrar no mercado de usados um Fiat Panda 4×4 num estado de conservação como este “Piccolo Lusso”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentada a versão 4x4 do Fiat Panda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Recordemos o Fiat Panda 4×4, a mais improvável lenda do offroad