Notícias Porsche 911 (997) ainda é um «jovem» mas já recebeu um restomod

Restomod

Porsche 911 (997) ainda é um «jovem» mas já recebeu um restomod

Não é comum ver um modelo tão recente quanto o Porsche 911 (997) sofrer um restomod, mas isso não impediu a EDIT Automotive de o reimaginar.

Edit Automotive G11 traseira
© Edit Automotive

Os checos da EDIT Automotive acabam de apresentar o EDIT g11, um restomod que tem por base o Porsche 911 de sexta geração (997), fabricado entre 2005 e 2013.

Quem disse que um restomod tinha que ter como ponto de partida um carro muito «velho» ou um clássico?

Edit Automotive G11
© Edit Automotive

Desenhado por Petr Novague, sempre “respeitando as qualidades estéticas e dinâmicas do 911”, o EDIT g11 tem como missão oferecer uma ligação pura entre máquina e condutor.

O que justifica a escolha pela geração 997 do 911. A EDIT Automotive diz que é o último Porsche 911 a oferecer uma verdadeira experiência mecânica, antes da chegada do 911 (991) que estreou uma direção eletricamente assistida.

Qualquer versão widebody (larga) do Porsche 911 geração 997 (Carrera e Cabriolet 4, 4S, GTS & 4 GTS) pode ser usada como base para este projeto.

De acordo com o carro dador pode ser animado por um motor flat-six — naturalmente aspirado — com 3,6 ou 3,8 litros de capacidade, com potências entre os 325 cv e os 408 cv.

Todos os motores originais são desmontados e submetidos a uma avaliação, sendo que todos os componentes desgastados são substituídos por elementos novos.

Quanto à transmissão, fica à escolha dos proprietários, que podem optar por uma caixa automática PDK ou uma caixa manual com short shifter.

Além das melhorias feitas ao nível do motor, os técnicos da EDIT Automotive equiparam o g11 com um sistema de escape feito por medida, travões carbo-cerâmicos, diferencial autoblocante e amortecedores ajustáveis da Öhlins.

Um tributo a Butzi Porsche

A evolução de um 911 (997) para um EDIT g11 vai muito além do que a mecânica mostra, já que a imagem exterior foi redesenhada de maneira a aproximar este restomod do Porsche 911 original.

Quando Butzi Porsche (filho de Ferry Porsche) projetou o primeiro 911, ele mudou o mundo dos carros para sempre. Nós admiramos aquela silhueta perfeita com os farolins traseiros bem próximos do chão. Essa foi a nossa maior inspiração quando estávamos a trabalhar no EDIT g11.

EDIT Automotive

Os para-choques são inteiramente novos (em ambas as extremidades) e foram fabricados de raiz a partir de fibra de carbono.

O desenho é inspirado no Porsche 911 original e isso sente-se sobretudo na traseira, marcada pelos farolins numa posição bastante mais baixa daquela que por norma encontramos num 911 moderno.

Edit Automotive G11 vista de cima
© Edit Automotive

No interior as mudanças também se fazem sentir e começam logo por se fazer notar nos materiais de maior qualidade.

O tabliê e o volante também receberam pequenas atualizações de maneira a reforçar ainda mais a inspiração retro e a simplicidade deste modelo. O ecrã central, por exemplo, foi um dos elementos que não resistiu a esta mudança.

Mesmo assim, a EDIT Automotive optou por manter mordomias como o ar condicionado e os bancos aquecidos, ao mesmo tempo que pode oferecer, de forma opcional, um carregador para o smartphone e conectividade Bluetooth.

Limitado a 99 exemplares

A EDIT Automotive já fez saber que pretende construir apenas 99 unidades do g11, cada uma com um preço base de 170 000 euros, segundo a publicação Motor1.com.

Edit Automotive G11
© Edit Automotive

Cada exemplar será único, com o proprietário a ter liberdade para escolher todos os detalhes do exterior e os acabamentos do interior. Conta ainda com uma placa numerada que atesta a exclusividade desta criação.