Notícias Quantas pilhas AA são precisas para colocar um carro a trabalhar?

Insólito

Quantas pilhas AA são precisas para colocar um carro a trabalhar?

Esta é daquelas questões que provavelmente ninguém nunca fez, mas isso não impediu a equipa da Garage 54 de descobrir a resposta. E o resultado surpreende.

Garage 54 pilhas AA ligar carro
© Garage 54

O canal de YouTube Garage 54 já nos habituou a algumas experiências peculiares — entre elas um Lada 1500 com… 14 rodas — e esta que vos trazemos não foge a essa regra, apesar da premissa ser até bastante simples: quantas pilhas AA são necessárias para colocar o motor de um carro em funcionamento?

E sim, estas são as pilhas que por norma usamos, por exemplo, nos comandos das nossas televisões. O objetivo é perceber quantas são precisas para fazer com que o motor de arranque consiga ligar o motor de um carro.

Mas… como assim?

As pilhas do tipo AA, como estas, têm uma tensão de 1,5 V, pelo que na teoria bastam oito pilhas para chegar aos 12 V das baterias convencionais que temos nos nossos automóveis. Mas nem só de volts se conta esta história, porque ainda nos falta a amperagem.

A título de referência, uma bateria de automóvel relativamente pequena é capaz de gerar até 300 amperes (A) de potência de pico. E como já devem ter percebido, para atingir esse valor com pilhas AA são necessárias bem mais do que oito.

E esta foi, no fundo, a base desta experiência, que passou por ir acrescentando dezenas de pilhas AA até ter amperagem suficiente para que o motor de arranque conseguisse colocar o motor do carro em funcionamento.

pilhas AA numa caixa
© Garage 54

As pilhas foram adicionadas a uma carcaça de uma bateria e como condutor de corrente foi usada uma placa de cobre.

Vamos a números

Só para começar a ver o motor de arranque a mover o volante de inércia do motor foram necessárias 120 pilhas — as primeiras 120 perderam muito rapidamente a sua carga e foi necessário substitui-las por 120 pilhas novas totalmente carregadas.

Mas não querendo estragar a surpresa (convido-vos a ver o vídeo acima), só quando se chegou ao valor de 308 pilhas é que o motor de arranque foi capaz de colocar o motor do carro em funcionamento.

Contudo, e por não se tratarem de pilhas recarregáveis, bastam quatro ou cinco ciclos para perderem a carga, deixando de conseguir ligar o motor.

Por isso mesmo, seria no mínimo curioso repetir a experiência com pilhas que pudessem ser recarregadas, para perceber de que maneira isso iria afetar esta experiência.

A utilidade deste projeto da Garage 54 pode ser questionada, mas uma coisa é certa: ficou provado que é possível ligar o motor de um carro com pilhas AA. Basta usar muitas: 308, mais concretamente.

Fonte: Garage 54 (YouTube)

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?