Notícias Entretanto na Rússia… O que vale um Lada 1500 com 14 rodas?

Arranque a Frio

Entretanto na Rússia… O que vale um Lada 1500 com 14 rodas?

Um Lada 1500 com 14 rodas? Sim, foi precisamente isso que os russos da Garage 54 decidiram fazer. E o resultado é no mínimo curioso, não acham?

LADA 1500 14 rodas

O canal de YouTube Garage 54 já nos habituou a algumas criações bizarras, mas esta que vos trazemos aqui promete superar todas elas: um Lada 1500 com 14 rodas!

Sim, isso mesmo. Esta criação chega-nos da Rússia, pela mãos dos autores de proezas tão radicais quanto um Fiat Uno com oito rodas ou de um Lada a vapor.

No total são sete eixos, um à frente e seis atrás, e 14 rodas. Atrás, o sistema consiste numa espécie de pirâmide com três camadas com três rodas na base, duas na segunda linha e apenas uma no topo, que é a única que conta com um eixo motriz e envia o binário para todo o conjunto.

A NÃO PERDER: Quem disse que o Nürburgring não é lugar para um Lada Niva?
LADA 1500 14 rodas

Como seria de esperar, esta solução deixa este Lada com uma altura ao solo impressionante, que precisou de ser compensada na dianteira, graças ao recurso a um conjunto de pneus monstruoso.

O resultado está longe de ser impressionante, já que este modelo não conta com suspensão e revela muitos problemas de tração, já que os pneus traseiros precisam de estar sempre em contacto uns com os outros para que a transferência de binário seja feita. Mas os russos da Garage 54 merecem pontos pela criatividade e pelo engenho, não acham?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?