Notícias Sites para adultos estão a pedir a carta de condução aos utilizadores

Insólito

Sites para adultos estão a pedir a carta de condução aos utilizadores

O estado do Louisiana (EUA) foi o primeiro a exigir aos sites para adultos que comprovem a idade dos utilizadores. Um dos documentos admitidos é a carta de condução.

Lupa sobre logótipo do Pornhub visto em ecrã
© CC BY 2.0 / Marco Verch

Nos EUA a carta de condução já não serve apenas para conduzir. A partir deste mês, no estado do Louisiana, a carta de condução também habilita os seus portadores a entrarem em sites para adultos.

É uma medida inédita, que decorre da entrada em vigor da lei «Senate bill 66» que pretende controlar o acesso dos menores a conteúdo destinado a adultos.

Segundo os autores, esta lei tem como objetivo impedir o acesso de menores a conteúdos potencialmente prejudiciais em determinadas faixas etárias.

Para assegurar o controlo, esta lei exige que as plataformas exijam aos utilizadores a digitalização de documentos de identificação (entre os quais a carta de condução) para aceder a determinados conteúdos.

Segundo a publicação online Vice, para já esta lei — conhecida por Senate bill 66, Protection of Minors from Distribution of Harmful Material Act — está apenas em vigor no estado do Louisiana. No entanto, há mais sete estados norte-americanos a quererem seguir o exemplo.

Imagem: CC BY 2.0 / Marco Verch