Notícias Missão cumprida? Elon Musk abandona governo de Donald Trump

Indústria

Missão cumprida? Elon Musk abandona governo de Donald Trump

Elon Musk, diretor executivo da Tesla, sai da liderança do DOGE e promete voltar a focar-se totalmente nas suas empresas.

Elon Musk
© Gage Skidmore from Surprise, AZ, United States of America, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O envolvimento de Elon Musk, diretor executivo da Tesla, no governo de Donald Trump chegou oficialmente ao fim.

A informação foi confirmada por uma fonte oficial da Casa Branca à Reuters, revelando que o processo de saída de Musk começou na noite de quarta-feira. Segundo se apurou, a saída foi abrupta e sem uma conversa presencial entre Musk e Trump, tendo a decisão sido tomada por “membros seniores da equipa”.

Tesla Model Y 2025 a carregar
© Tesla No primeiro trimestre as entregas da Tesla caíram 13% para 336 681 unidades.

A saída de Musk coincide com o fim do seu mandato como funcionário especial do governo, cargo que lhe permitia atuar até 130 dias por ano em funções públicas. Durante esse período ele liderou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) que, desde o início, esteve envolto em controvérsia.

Musk sai após ter conseguido cortar em 260 mil o número de funcionários públicos civis — 12% dos 2,3 milhões de funcionários públicos a nível federal —, através de despedimentos, acordos e pré-reformas, avança a Reuters. De qualquer forma, estava previsto que a sua função terminasse no final deste mês de maio, que é já no próximo sábado.

A notícia foi confirmada por Elon Musk na sua rede social X: “O meu tempo agendado como funcionário especial do Governo chegou ao fim, gostaria de agradecer ao presidente Donald Trump pela oportunidade de reduzir os gastos desnecessários”.

A saída de Musk acontece pouco tempo depois de ter criticado o plano fiscal de Trump, que considerou excessivamente caro e prejudicial ao trabalho do DOGE. Em entrevista à CBS, Musk afirmou: “Fiquei desiludido com o enorme gasto público (do plano), que vai aumentar o défice orçamental e prejudicar o trabalho que a equipa do DOGE está a realizar”.

Apesar disto, o DOGE vai continuar sem a liderança de Musk. “A missão do DOGE só se vai fortalecer ao longo do tempo, à medida que se torna um modo de vida em todo o governo”, pode ler-se no X.

De volta à Tesla

O envolvimento político de Musk tem sido apontado como um dos fatores que têm afetado o desempenho da Tesla.

Desde o início do ano que os resultados do construtor norte-americano têm vindo a cair. No primeiro trimestre deste ano, as receitas da marca diminuíram 20% face ao primeiro trimestre de 2024. As vendas caíram 13% e os lucros, por sua vez, caíram 71%.

Diante deste cenário, Musk já tinha anunciado uma redução “significativa” do tempo dedicado à política para se focar mais na gestão da Tesla.

Sabe esta resposta?
Qual era o nome de código da segunda geração do Tesla Model Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzi o Tesla Model Y Juniper e há um defeito que continua por resolver