Notícias Haverá um novo Porsche 718. Mas ainda não foi decidido se será elétrico ou a combustão

Antevisão

Haverá um novo Porsche 718. Mas ainda não foi decidido se será elétrico ou a combustão

Boas notícias. Haverá um sucessor para os Porsche 718 Cayman e Boxster. Mas será elétrico ou a combustão? Nem a Porsche tem uma resposta de momento.

Porsche 718 Cayman e Porsche 718 Boxster

Foi o próprio diretor executivo da Porsche, Oliver Blume, quem confirmou em entrevista à britânica Top Gear que haverá um sucessor para os Porsche 718 Cayman e 718 Boxster, mas são ainda muitas as incertezas acerca do futuro par de desportivos alemães.

As incertezas pairam sobre o tipo de motorizações que os equiparão: ainda serão motores de combustão ou abraçarão já a era elétrica em toda a sua plenitude? De momento, nem o responsável máximo da Porsche está na posição de dar uma resposta definitiva.

De acordo com Blume, há “uma oportunidade para os fazer como um veículo elétrico, mas estamos ainda na fase de concetualização. Ainda não decidimos”.

TEM DE VER: Novo BMW M3 Competition (G80). Este ou um Giulia Quadrifoglio?

Baterias têm de evoluir

Para que os sucessores do 718 Cayman e 718 Boxster sejam 100% elétricos dependerá da tecnologia da bateria. Esta terá de ser superior às existentes hoje em dia: “Um 718 elétrico tem de ser conduzido como um 911”, afirmou Blume. A Porsche já trabalha nesse sentido.

O construtor alemão já tem em desenvolvimento uma bateria de alta performance, ou seja, uma bateria com uma densidade energética superior, graças ao recurso de ânodos em silicone em vez dos de grafite usados hoje em dia. Porém, as primeiras aplicações concretas desta nova e onerosa tecnologia só acontecerá, provavelmente, em 2023, no já anunciado regresso da marca a Le Mans.

Ou seja, a sua aplicação a um carro de produção poderá tardar ainda alguns anos mais. Oliver Blume disse à Top Gear que a acontecer, só na segunda metade desta década e muito possivelmente num hipercarro eletrificado — isso mesmo, um sucessor para o Porsche 918 também está nos planos, mas a 5-6 anos de distância. Declarações que nos fazem regressar ao ponto de partida.

Porsche 718 Cayman GT4
Porsche Cayman GT4 Rossen Gargolov

Não deixam de ser boas notícias que haverá um sucessor para o par de Porsche 718, mesmo sabendo que o segmento onde eles habitam continua a contrair em vendas. Apesar de tudo, não têm faltado novidades: desde o Alpine A110 ao Toyota Supra e o “irmão” BMW Z4, ou já revelado novo Nissan Z (que infelizmente não vem para a Europa). Mas propostas como o Mercedes-Benz SLK/SLC já saíram do mercado e o futuro do Audi TT é cada vez mais incerto.

Tendo em conta que a Porsche ainda se encontra numa fase em que está a decidir que  tipo de motorização os sucessores dos Porsche 718 Cayman e Boxster terão, é muito provável que os mesmos ainda estejam a três anos de distância.

Fonte: Top Gear.