Notícias Oficial. Porsche regressa às 24 Horas de Le Mans em 2023

Desporto automóvel

Oficial. Porsche regressa às 24 Horas de Le Mans em 2023

Recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, a Porsche anunciou que vai regressar à prova de resistência na categoria LMDh em 2023.

Porsche LMDh

Depois da Audi e da Peugeot, também a Porsche se prepara para regressar às provas de resistência, com o Conselho Executivo da Porsche AG a dar “luz verde” para o desenvolvimento de um protótipo para disputar a categoria LMDh.

Com chegada agendada para 2023, este protótipo deverá, segundo a Porsche, permitir à equipa disputar vitórias não só no FIA World Endurance Championship (WEC) como na categoria equivalente nos EUA, o North American IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Acerca disto, a marca de Estugarda ressalva que esta é a primeira vez em mais de 20 anos que os regulamentos permitem lutar por vitórias à geral em provas de resistência disputadas um pouco por todo o mundo com o mesmo carro.

VÊ TAMBÉM: O desporto motorizado continua a fazer sentido. A Porsche é a prova disso mesmo
Porsche LMDh

O regulamento

Enquanto a Peugeot e a Toyota se preparam para correr na categoria “Le Mans Hypercar”, a Porsche regressa a Le Mans na categoria LMDh. Curiosamente, ambas se perfilam como a categoria de topo das provas de resistência a partir de 2021, variando apenas as regras cumpridas em cada uma.

Enquanto na categoria “Le Mans Hypercar” os modelos têm de se basear em carros de produção, na LMDh pode-se recorrer a um chassis melhorado da atual categoria LMP2 equipado com uma especificação estandardizada para o sistema híbrido.

Porsche LMDh
VÊ TAMBÉM: O Toyota GR Super Sport já rolou em… Le Mans!

Para já há quatro produtores de chassis aprovados — a Oreca, a Ligier, a Dallara e a Multimatic — não sendo ainda certo a que empresa a Porsche se irá associar neste regresso.

O que é certo é que o protótipo com que a Porsche irá procurar a 20ª vitória nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2023, terá uma potência máxima combinada de 680 cv e pesará cerca de 1000 kg.

A isto junta-se ainda um sistema híbrido com 50 cv da Williams Advanced Engineering, eletrónica da Bosch e uma caixa de velocidades da Xtrac como ditam os regulamentos da categoria LMDh.