Desporto automóvel

Oficial. Porsche regressa às 24 Horas de Le Mans em 2023

Recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, a Porsche anunciou que vai regressar à prova de resistência na categoria LMDh em 2023.

Depois da Audi e da Peugeot, também a Porsche se prepara para regressar às provas de resistência, com o Conselho Executivo da Porsche AG a dar “luz verde” para o desenvolvimento de um protótipo para disputar a categoria LMDh.

Com chegada agendada para 2023, este protótipo deverá, segundo a Porsche, permitir à equipa disputar vitórias não só no FIA World Endurance Championship (WEC) como na categoria equivalente nos EUA, o North American IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Acerca disto, a marca de Estugarda ressalva que esta é a primeira vez em mais de 20 anos que os regulamentos permitem lutar por vitórias à geral em provas de resistência disputadas um pouco por todo o mundo com o mesmo carro.

VÊ TAMBÉM: O desporto motorizado continua a fazer sentido. A Porsche é a prova disso mesmo
Porsche LMDh

O regulamento

Enquanto a Peugeot e a Toyota se preparam para correr na categoria “Le Mans Hypercar”, a Porsche regressa a Le Mans na categoria LMDh. Curiosamente, ambas se perfilam como a categoria de topo das provas de resistência a partir de 2021, variando apenas as regras cumpridas em cada uma.

Enquanto na categoria “Le Mans Hypercar” os modelos têm de se basear em carros de produção, na LMDh pode-se recorrer a um chassis melhorado da atual categoria LMP2 equipado com uma especificação estandardizada para o sistema híbrido.

Porsche LMDh
VÊ TAMBÉM: O Toyota GR Super Sport já rolou em… Le Mans!

Para já há quatro produtores de chassis aprovados — a Oreca, a Ligier, a Dallara e a Multimatic — não sendo ainda certo a que empresa a Porsche se irá associar neste regresso.

O que é certo é que o protótipo com que a Porsche irá procurar a 20ª vitória nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2023, terá uma potência máxima combinada de 680 cv e pesará cerca de 1000 kg.

A isto junta-se ainda um sistema híbrido com 50 cv da Williams Advanced Engineering, eletrónica da Bosch e uma caixa de velocidades da Xtrac como ditam os regulamentos da categoria LMDh.

Mais artigos em Notícias