Primeiro Contacto Testámos o novo Porsche 718 Cayman GTS no Circuito do Estoril (vídeo)

Vídeo

Testámos o novo Porsche 718 Cayman GTS no Circuito do Estoril (vídeo)

Pudemos explorar todo o potencial do novo Porsche 718 Cayman GTS em pista e logo no "nosso" Circuito do Estoril… Nem o sol faltou à chamada.

Porsche 718 Cayman GTS

A semana passada viram o primeiro contacto ao volante do novo 718 Boxster GTS, na fantástica estrada da Lagoa Azul. Agora, aos comandos do novo Porsche 718 Cayman GTS, fomos ver o que vale a nova máquina de Zuffenhausen na pista, e não podia ser em palco mais nobre do que no Circuito do Estoril.

A Porsche há muito que defende que os seus desportivos são tão capazes em estrada como em circuito, e o seu novo par de modelos não é exceção.

Novamente com o Diogo aos comandos, o novo 718 Cayman GTS tem o arsenal certo para circuito: diferencial autoblocante, suspensão desportiva e até apoios do motor dinâmicos (a rigidez é alterada de acordo com o estilo de condução e características da estrada), e a unidade testada vinha ainda com os opcionais travões em cerâmica:

A NÃO PERDER: 6 cilindros, atmosférico e manual! Ao volante do Porsche 718 Boxster GTS (vídeo)

6 cilindros, 4000 cm3, atmosférico

A grande novidade dos novos Porsche 718 Cayman GTS e 718 Boxster GTS é a troca do quatro cilindros boxer de 2.5 l turbo por um inédito seis cilindros boxer de 4.0 l atmosférico. São 400 cv e 420 Nm, e um teto de rotações agora colocado numas bem elevadas 7800 rpm.

Tal como o Boxster que testámos, também o 718 Cayman GTS vem equipado com uma caixa manual de seis velocidades — parece ser a resposta à prece de todos os entusiastas e “petrolheads” no planeta… Motor atmosférico, caixa manual e tração traseira. Perfeito? Bem, quase… Tal como no Boxster, peca apenas pelo escalonamento longo das relações da caixa.

Em circuito, só o modo Sport Plus interessa e com ele temos acesso ao ponta-tacão automático, contribuindo para um ainda maior equilíbrio dinâmico no ataque às curvas. A confiança aos comandos desta máquina no ataque ao Circuito do Estoril é ainda potenciada pelos travões cerâmicos — simplesmente incansáveis…

Porsche 718 Cayman GTS 4.0

É em circuito o único local que é possível perceber todo o potencial do novo par de desportivos da Porsche. E sim, revelam-se tão competentes em estrada como em circuito. O melhor de dois mundos? Parece-nos um grande e certo SIM.

Quanto custa?

O novo Porsche 718 Cayman GTS 4.0 é ligeiramente mais acessível que o seu irmão de capota de lona, com os preços a começar nos 120 284 euros. Tal como o 718 Boxster GTS 4.0, já está disponível no mercado nacional.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Testámos o novo Porsche 718 Cayman GTS no Circuito do Estoril (vídeo)

Primeiras impressões

9/10

Data de comercialização: Março 2020

Prós

  • Motor 6 cilindros boxer atmosférico… É preciso dizer mais?
  • Dinâmica referencial
  • Travões em cerâmica incansáveis

Contras

  • Preço (culpem também os impostos)
  • Escalonamento longo