Notícias Nissan em 2022: crossover elétrico Ariya e híbrido Qashqai e-Power em destaque

NOVIDADES 2022

Nissan em 2022: crossover elétrico Ariya e híbrido Qashqai e-Power em destaque

As novidades da Nissan para 2022 terão no Ariya o maior destaque, mas o Qashqai será também reforçado com a versão híbrida e-Power.

Nissan Ariya

As novidades da Nissan em 2022 serão, sobretudo, sinónimo de eletrificação, e o Ariya, o seu novo crossover elétrico, será o seu «ponta de lança».

A marca japonesa até foi das primeiras a apostar nos elétricos com o Leaf, mas viu-se ultrapassada por muitos dos seus rivais ao longo dos anos e o Ariya é o primeiro passo para regressar a uma posição de destaque, que já foi sua.

Revelado em 2021, chegará a Portugal este ano — sem ainda se saber em concreto quando —, mas já pudemos estar com o crossover elétrico japonês ao «vivo e a cores» em Vila Nova de Gaia. Registámos o momento em vídeo, que podem ver (ou rever) mais abaixo, onde damos a conhecer tudo o que importa sobre o novo Ariya.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer

Qashqai ganha versão híbrida

Também o best-seller da Nissan, o Qashqai, que viu uma nova geração chegar em 2021, dará um passo mais decisivo rumo à eletrificação com a chegada, este ano, da sua primeira variante híbrida, a e-Power.

Esta vai casar um motor inédito a gasolina — o primeiro com taxa de compressão variável na Europa, de três cilindros, 1,5 l e 154 cv —, com um motor elétrico de 140 kW (190 cv) e uma pequena bateria.

A diferença para outros híbridos é que o motor a gasolina servirá apenas de gerador, ou seja, o Qashqai e-Power será, para todos os efeitos, um elétrico. O motor de combustão não vai estar ligado às rodas, assemelhando-se à solução que a Honda usa nos seus híbridos, como o novo HR-V.

X-Trail confirmado para a Europa

Por fim, entre as novidades previstas da Nissan para 2022, assistiremos à chegada do novo X-Trail à Europa no próximo verão — a nova geração foi revelada em 2020 —, após relatos iniciais de que não viria para o «velho continente».

Nissan X-Trail 2022
Nissan X-Trail. Aqui na versão chinesa, que não deverá diferir visualmente da versão europeia.

O novo X-Trail, tal como o antecessor, continuará a oferecer até sete lugares e ao partilhar a mesma base técnica com o Nissan Qashqai — a CMF-C — também vai estar disponível com uma versão híbrida e-Power, muito provavelmente idêntica à do seu «irmão». Também continuará a ter versões com tração integral.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Nissan a conquistar o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal