Notícias Será este o sucessor do Leaf? Nissan antecipa futuro com 4 protótipos elétricos

Apresentação

Será este o sucessor do Leaf? Nissan antecipa futuro com 4 protótipos elétricos

Um crossover, um MPV com ares de SUV, uma pick-up e um desportivo. Todos elétricos, estes protótipos foram revelados no âmbito do plano "Ambition 2030".

Nissan Chill-Out

Durante a apresentação do plano “Ambition 2030”, onde revelou os seus objetivos até ao final da década, focados na eletrificação, a Nissan mostrou também quatro novos protótipos elétricos.

Chill-Out (crossover), Surf-Out (pick-up), Max-Out (desportivo descapotável) e Hang-Out (um cruzamento entre MPV e SUV) são os seus nomes.

Começando pelo protótipo Chill-Out, este baseia-se na plataforma CMF-EV (a mesma do Ariya), sendo aquele que parece estar mais próximo da produção, havendo vários rumores que indicam antecipar o sucessor do Leaf, que será um crossover.

A NÃO PERDER: Nissan anuncia gigafábrica em Inglaterra e um novo crossover elétrico

Descrito como uma nova forma de “pensar a mobilidade”, este protótipo abdica do volante e pedais, antecipando um futuro onde a condução autónoma será uma realidade.

Todos diferentes, todos com baterias em estado sólido

Enquanto o protótipo Chill-Out se baseia numa plataforma que já conhecemos, os outros três protótipos baseiam-se numa nova plataforma dedicada — tipo skateboard.

Ainda sem nome oficial, esta foi pensada para contar com baterias em estado sólido (um dos principais focos do plano “Ambition 2030”) e apresenta-se com dois motores, um baixo centro de gravidade e o sistema de tração integral e-4ORCE.

Protótipos Nissan
Os três protótipos da Nissan baseados na plataforma dedicada à qual a Nissan ainda não deu um nome.

Para comprovar a versatilidade desta plataforma a Nissan projetou três protótipos baseados nela que, dificilmente, podiam ser mais diferentes. O Surf-Out pode ser um primeiro sinal sobre o o futuro elétrico da Nissan Navara e a «resposta» da Nissan ao número crescente de pick-up elétricas.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o novo Nissan Qashqai (1.3 DIG-T). Ainda é o rei do segmento?

O Max-Out, mostra-nos que, mesmo num futuro elétrico, há espaço na Nissan para modelos desportivos, quiçá, sucessores distantes para o Z ou o GT-R movido exclusivamente a eletrões.

Por fim, o protótipo Hang-Out visa antecipar as tendências dos futuros MPV, mas com uma forte influência do mundo dos crossover.

Para já, a Nissan não confirmou se algum destes protótipos dará origem a futuros modelos de produção. Contudo, tendo em conta os seus planos de eletrificação e ainda o facto de Chill-Out ser baseado na plataforma CMF-EV, pelo menos um deles deverá «ver a luz do dia».

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Nissan Sunny GTi-R?