Notícias Suíça vai acabar com os incentivos fiscais aos elétricos

Mercado

Suíça vai acabar com os incentivos fiscais aos elétricos

O Conselho Fiscal Suíço vai acabar com os incentivos fiscais na importação de carros elétricos, já a partir de janeiro de 2024.

Renault Zoe de frente
©Renault

O Conselho Federal Suíço anunciou que a partir de 1 de janeiro de 2024 vai acabar com a isenção de taxa de importação de 4% na compra de carros elétricos.

Uma medida que segue o exemplo de outros países europeus que estão ou a reduzir ou a acabar os incentivos e benefícios fiscais à aquisição de carros elétricos, como a Alemanha.

De acordo com o Conselho, o objetivo desta isenção, que estava em vigor desde 1997, era criar incentivos fiscais para o desenvolvimento da eletromobilidade, que atualmente já não se justificam. É importante salientar que esta cobrança de 4% sobre os veículos importados é atribuída ao fundo de autoestradas e de transportes urbanos.

Volkswagen id.3 e id.4
© volkswagen

Entre 2018 e 2022, as importações anuais de veículos elétricos tiveram um aumento de quase seis vezes: passando de 8000 elétricos importados em 2018, para mais de 45 000 elétricos em 2022. Sendo que, no primeiro semestre de 2023, os carros elétricos corresponderam a 23% das importações do país.

O Conselho Federal considera que a isenção de impostos na compra de carros elétricos enquanto incentivo deixou de ser necessária, tendo em conta o forte aumento de carros elétricos no total de carros importados (…).

Conselho Federal Suíço

Esta imposição sobre os veículos elétricos terá um impacto positivo no orçamento federal. Uma vez que este aumento significará uma diminuição temporária no imposto dos combustíveis do país, levando a mais 150 milhões de francos suíços por ano (aprox. 155 milhões de euros).

Se esta isenção do imposto continuasse, estima-se que o défice fiscal acumulado de dois mil milhões de franco suíços (aprox. dois mil milhões de euros) subisse para três mil milhões de francos suíços (aprox. três mil milhões de euros) entre 2024 e 2030.