Arranque a Frio

“O Duster para a Dacia é um pouco como o Mustang para a Ford”

Leram bem! Laurens van den Acker, chefe de design do grupo Renault, em declarações à Autocar, equiparou o estatuto do Duster na Dacia ao do Mustang na Ford.

Traduzindo a declaração na sua totalidade, Laurens van den Acker diz: “O Duster para a Dacia é um pouco como o Mustang para a Ford: é um modelo icónico com uma grande identidade mais forte do que a da marca”.

Ok, temos de dar um desconto… Não se está aqui a comparar diretamente os dois carros, óbvio, mas sim o seu estatuto ou simbolismo/significado na própria marca. Mas é precoce, muito precoce, referir o Duster e o Mustang em termos equivalentes.

O Ford Mustang definiu toda uma classe de veículos, os pony car, e carrega mais de meio século de história que engloba o seu sucesso no mercado, na competição, até na indústria de entretenimento. O Mustang é todo ele uma instituição.

O Dacia Duster, se considerarmos apenas a nossa época, vai apenas na sua segunda geração, e no seu 9º aniversário. O sucesso comercial é indiscutível — e esta segunda geração impressionou-nos —, e é sem dúvida o porta-estandarte da marca, mas “ainda falta um bocadinho assim…” 

Esta arrojada declaração de van den Acker, no entanto, pode sugerir planos mais ambiciosos para o futuro do Duster…

RELACIONADO: Ford Mustang. Ícone americano já vendeu 10 milhões de unidades

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Quantas unidades foram construídas do Alfa Romeo 155 GTA Stradale?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Este é o único Alfa Romeo 155 GTA Stradale em existência

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos