Testes SEAT Leon Cupra R ST. Lobo em pele de… isso mesmo!

Desde 50 193 euros

SEAT Leon Cupra R ST. Lobo em pele de… isso mesmo!

Pode uma carrinha familiar ombrear com os melhores hot hatch do mercado? Se essa carrinha for a SEAT Leon Cupra R ST, a resposta é sim. Como, quando e onde quiserem.

SEAT Leon CUPRA R ST

A capacidade dinâmica da SEAT Leon Cupra R ST é impressionante. Principalmente nesta versão mais equipada, que lhe adiciona um pegajosos pneus Michelin Pilot Sport e um competentes travões Brembo oriundos da Audi Sport. Resultado? A carrinha espanhola é capaz de dificultar a vida a qualquer hot hatch do mercado.

Atira-a para uma estrada de montanha juntamente com os nomes pesados do segmento: Honda Civic Type-R, Volkswagen Golf R ou Mercedes-AMG A35 4Matic, etc. E vais ver o que acontece… vais suar muito para sacudi-la da tua traseira.

Até digo mais. Se as condições do piso não forem as melhores, prepara-te para ficar surpreendido. Vejam o vídeo:

Familiar competente?

Parece uma carrinha e tem um espaço de uma carrinha. Mas será que é uma verdadeira carrinha familiar?

É sobretudo um familiar com algumas limitações — por outras palavras, apenas suficiente. Por mais brando que seja o programa de condução selecionado nesta SEAT Leon Cupra R ST, nota-se sempre que esta não é uma SEAT Leon ST igual às outras.

A suspensão é mais rígida, a direção mais direta, a resposta mais imediata… enfim, um verdadeiro desportivo. Sempre que o piso fica mais degradado, nota-se qual foi a preocupação principal dos engenheiros da Cupra: dinâmica.

Já em autoestrada, cujo piso normalmente é bom, esta SEAT Leon Cupra R ST brilha. Muito estável, muito rápida e até confortável. As viagens mais longas não assustam.

Vamos viajar?

Motor EA888 não tem fim

O motor 2.0 TSI (nome de código EA888) do Grupo Volkswagen é um verdadeiro «cavalo de guerra». Já perdi a conta aos modelo que este bloco já animou nos últimos anos.

Do Audi S1 ao Volkswagen Golf R, o bloco 2.0 TSI tem servido com brio em todos eles.

SEAT Leon Cupra R ST
Os travões foram herdados da Audi Sport.

Aqui na SEAT Leon Cupra R ST apresenta-se ao serviço com 300 cv de potência e 450 Nm de binário máximo. Resultado? Atira esta carrinha para os 100 km/h em menos de 5 segundos. E se isto não bastar, contem com uma lista de preparadoras infindável com material que nunca mais acaba para fazer a potência deste motor superar os 400 cv.

RELACIONADO: SEAT Leon ST Cupra com 300 cv é pouco — 521 é (bem) melhor

Conhecem alguma? Se a resposta for afirmativa, avisa-me.

Desportiva e sofisticada

Com a promoção da Cupra a marca independente, a antiga divisão desportiva da SEAT ganhou mais identidade.

SEAT Leon Cupra R ST
Quantos aviões consegues ver na imagem?

Os detalhes exclusivos da Cupra são desportivos mas não são espampanantes. As superfícies negras rasgadas por detalhes em amarelo cobre dão-lhe um aspeto muito sofisticado.

Mas chega de escrever! Encontra tudo o que precisas de saber sobre a SEAT Leon Cupra R ST no vídeo em destaque.

A NÃO PERDER: Até 25 mil euros. Fomos à procura de alternativas aos hot hatch