Notícias Opel Astra ST Electric já chegou a Portugal. Todos os preços

Preços

Opel Astra ST Electric já chegou a Portugal. Todos os preços

Depois do carro, chegou a vez da carrinha do Opel Astra receber uma versão totalmente elétrica. Já há preços para Portugal.

Opel Astra Electric Sports Tourer na estrada, frente 3/4
© Opel

Revelada no final do ano passado, a carrinha Opel Astra ST Electric acaba de chegar ao mercado nacional, juntando-se às propostas só a combustão e híbridas plug-in.

O Astra 100% elétrico já se encontrava disponível como carro (vídeo abaixo) e ganha agora a companhia da carrinha que a Opel projeta ser a carroçaria mais popular, prevendo que absorva 60% das vendas.

A nova Opel Astra ST Electric diferencia-se do carro, essencialmente, pela capacidade adicional da bagageira: 516 l (1553 l com os bancos rebatidos) contra 352 l. Uma diferença que se deve ao facto de ser 27 cm mais comprida (tem ainda 6 cm adicionais entre os eixos).

Ainda assim, as variantes 100% elétricas do Astra perdem em capacidade de carga para as variantes a combustão. No caso da carrinha, a ST Electric tem menos 81 l de capacidade que as outras ST.

Até 413 km de autonomia

De resto, a nova Astra ST Electric tem em comum com o carro a cadeia cinemática. Isto significa que sobre o eixo dianteiro temos um motor com 115 kW (156 cv) de potência e 270 Nm, que é alimentado por uma bateria de 54 kWh (capacidade total). A marca alemã declara 413 km de autonomia e 15 kWh/100 km em ciclo combinado (WLTP).

Apesar de ter tido a oportunidade de já ter conduzido a nova proposta familiar, foi demasiado breve para averiguar se, em condições reais, seriam números fáceis ou não de atingir.

O que deu para verificar ao volante da nova Astra ST Electric foi a sua vivacidade. Apesar de acusar 1760 kg — um valor elevado, mas ao nível da variante híbrida plug-in —, parece ser mais rápida que os 9,3s que declara dos 0 aos 100 km/h, anunciando ainda 170 km/h de velocidade máxima.

Opel Astra Electric Sports Tourer na estrada, traseira 3/4
© Opel

Porém, só no modo Sport temos acesso direto a todo o potencial de performance. No modo Normal e Eco, estão disponíveis apenas 136 cv (250 Nm) e 108 cv (220 Nm), respetivamente. Contudo, com a função do kick-down do acelerador, os 156 cv ficam sempre disponíveis — que pode dar muito jeito, por exemplo, numa ultrapassagem.

O modo Sport adiciona ainda algum peso à direção que deveria ser a calibração por defeito; no modo Normal é demasiado leve — pelo menos, para meu gosto.

A posição de condução é fácil de obter, o conforto acústico e de rolamento estão acima da média — mesmo com um amortecimento menos macio que a «prima» Peugeot 308 SW —, e a estabilidade e precisão caracteriza o seu comportamento.

Tabliê do Astra Electric
© Opel

Continua a ser uma excelente opção para longas tiradas de autoestrada, ainda que tenhamos de confirmar o quão depressa a bateria «descarrega» nesse contexto.

Em Portugal

A nova Opel Astra ST Electric estará disponível em duas versões: Edition e GS. A oferta de equipamento é ampla nas duas.

Opel Astra Electric Sports Tourer perfil
© Opel

Ambas incluem jantes de 18″ de série, iluminação integralmente em LED e o cockpit Pure Panel totalmente digital com dois ecrãs de 10″. Conta ainda com um «arsenal» de assistentes à condução, como aviso de colisão frontal, com assistente de sinais de trânsito e velocidade com função de paragem.

A versão GS, de aspeto mais desportivo, traz ainda bancos desportivos (com certificação AGR) e vários detalhes a preto: capas dos retrovisores, tejadilho em preto karbon, forro interior de tejadilho, emblema Opel e inscrição “Astra” em preto brilhante.

Descubra o seu próximo automóvel:

A nova Opel Astra ST Electric tem preços a começar nos 41 270 euros:

  • Astra ST Electric Edition — 41 270 euros;
  • Astra ST Electric GS — 44 570 euros;

A campanha de lançamento, que implica compra com financiamento, permite baixar o preço para os 38 620 euros, e inclui um valor de retoma de 2000 euros. Para o cliente empresarial, a Opel anuncia uma renda mensal (60 meses/50 000 km) a começar nos 405 euros.