Notícias Apenas elétrico? Ainda não. Fiat 600 vai ter uma versão híbrida

Apresentação

Apenas elétrico? Ainda não. Fiat 600 vai ter uma versão híbrida

Depois de nos ter mostrado o Fiat 600e, 100% elétrico, a marca italiana revela agora os primeiros dados sobre o 600 Hybrid que chega em 2024.

Fiat 600 Hybrid 3/4 de frente
© Fiat

Os primeiros passos do novo Fiat 600 foram dados apenas com a versão 100% elétrica (denominada 600e), mas já com a promessa de que iria existir uma alternativa equipada com um sistema mild-hybrid. E agora, cumprindo a tal promessa, a marca acaba de revelar os primeiros detalhes sobre o novo Fiat 600 Hybrid.

O sistema escolhido para esta nova versão combina um motor térmico a gasolina de 1.2 litros e 100 cv de potência, mas também um elétrico, integrado na caixa de velocidades, em conjunto com o inversor e a unidade central de transmissão. E quanto à caixa, é uma automática de dupla embraiagem e seis relações.

Para alimentar os componentes elétricos, está presente uma bateria de 48V específica, que consegue adicionar mais 21 kW (28,5 cv) de potência ao Fiat 600 Hybrid. Um valor suficiente para melhorar o desempenho do motor térmico, quando este precisa de uma «ajuda».

Fiat 600 Hybrid no topo do Lingotto
© Fiat

Segundo as informações da Fiat, o novo 600 Hybrid será capaz de circular com o motor térmico desligado a velocidades inferiores a 20 km/h. Além disso, tanto em descidas como nos momentos de desaceleração, o sistema também consegue ir aproveitando a energia regenerada para carregar a bateria.

Na prática, desde que haja carga suficiente na bateria, o 600 Hybrid arranca sempre em modo 100% elétrico e privilegia este modo nas manobras.

Em movimento, maioritariamente em cidade, a autonomia em modo 100% elétrico consegue superar um quilómetro. Pode parecer pouco, mas não para um sistema mild-hybrid de 48V, que nem sequer costuma dispensar a utilização do motor térmico com o carro em movimento.

Em condições normais, tal como referido pela Fiat, o 600 Hybrid consegue reduzir o consumo de combustível, mas também as emissões em cerca de 15%. Isto, quando comparado com uma unidade térmica sem a ajuda de um sistema híbrido.

Quando chega o Fiat 600 Hybrid?

Portugal é um dos mercados selecionados para receber a versão híbrida do Fiat 600, cuja chegada está prevista para o segundo trimestre de 2024.

Fiat 600 Hybrid de perfil
© Fiat

Tal como acontece com a versão 100% elétrica (prevista para o primeiro trimestre de 2024), o 600 Hybrid terá dois níveis de equipamento: base e La Prima.

E nem sequer vão existir opcionais para simplificar a escolha. Nem tons cinzentos para a carroçaria, como a marca italiana já tinha avisado. Para já, ainda não existem preços disponíveis para o Fiat 600 Hybrid.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Ferrari 250 GTO foram produzidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os 15 automóveis mais caros de sempre em leilão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os 15 automóveis mais caros de sempre em leilão