Notícias Stellantis renova de uma assentada todos os seus comerciais. O que mudou?

Veículos comerciais

Stellantis renova de uma assentada todos os seus comerciais. O que mudou?

A Stellantis acaba de renovar a gama de veículos comerciais ligeiros de todas as suas marcas, preparando-os para a nova era "Pro One".

Comerciais Stellantis Pro One - Gama
© Stellantis

No seguimento da ordem de trabalhos da recém-criada Stellantis Pro One, a nova unidade de negócios do grupo dedicada aos veículos comerciais, foi efetuada uma atualização geral.

Sob o lema “Six Brands, One Force” (seis marcas, uma força), a renovação inclui os modelos da Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, ficando de fora do mercado português apenas a Vauxhall (é a Opel do Reino Unido) e a Ram, que vende, sobretudo, no mercado norte-americano.

Assim, temos 12 modelos renovados, três (a que correspondem diferentes tamanhos) por cada uma das quatro marcas. O principal objetivo da renovação? Compatibilizar a oferta com os novos serviços da Stellantis Pro One, reforçando os argumentos de digitalização e conectividade dos modelos.

No exterior, é visível um esforço em associar cada um dos modelos à nova imagem de cada uma das quatro marcas. Destaca-se o tratamento dado à face dos modelos, que também passam a ter sistemas de iluminação em LED de série.

As maiores novidades estão, no entanto, no habitáculo, que receberam uma renovação visual e um acréscimo de equipamento.

Entre as novidades está o novo ecrã tátil com uma diagonal de imagem de 10″ e que já inclui a possibilidade de ligação a smartphones através de Android Auto ou Apple CarPlay.

A Stellantis diz que o objetivo é que todos os novos furgões estejam conectados até ao final de 2023 e com atualizações remotas (over the air) disponíveis a partir de 2026. Tudo para ir de encontro a uma das metas do plano estratégico “Dare Forward 2030” que é o de alcançar cinco mil milhões de euros em receitas referentes a serviços conectados.

Prioridade a veículos elétricos

Ainda que se mantenha uma oferta de motorizações térmicas, a prioridade nesta atualização está nas propostas 100% elétricas.

Nos furgões compactos da Stellantis 100% elétricos, há propostas até os 330 km de autonomia, enquanto nos de dimensão média, pode chegar até aos 375 km (duas baterias à escolha, de 50 kWh e 75 kWh). Nos furgões de grande dimensão, a autonomia pode chegar até aos 420 km graças a uma bateria de 110 kWh.

Além disso, a gama de furgões movidos a hidrogénio (fuel cell) continuará a ser desenvolvida, com mais versões disponíveis e com os maiores formatos disponíveis a partir de 2024. E tudo isto, segundo a Stellantis, sem cedências ao nível do desempenho.

Comerciais Stellantis Pro One - Gama
© Stellantis

Para finalizar, a renovada gama de veículos comerciais da Stellantis também viu os níveis de segurança ativa reforçados, passando a incluir 18 novos sistemas de assistência à condução (ADAS), compatíveis com o nível 2 de condução autónoma.