Notícias Stellantis. Mais de mil milhões de euros para Espanha produzir carros elétricos

Indústria

Stellantis. Mais de mil milhões de euros para Espanha produzir carros elétricos

A Stellantis decidiu levar a produção dos modelos elétricos da plataforma STLA Small para Espanha, para as fábricas de Vigo e Saragoça.

Carlos Tavares, CEO Stellantis
© Stellantis

Depois do Grupo Volkswagen ter anunciado vários investimentos para produzir automóveis elétricos e baterias em Espanha, é agora a Stellantis que se prepara para investir mais de mil milhões de euros nas fábricas de Vigo e Saragoça para também produzir automóveis elétricos.

A informação é avançada pelo jornal espanhol CincoDías, que cita “fontes conhecedoras do processo” para confirmar este investimento, que assim vai assegurar o futuro destas duas unidades de produção durante pelo menos uma década.

Este investimento será canalizado para efetuar as modificações necessárias nas fábricas de Vigo e Saragoça para que possa construir os modelos elétricos que recorram à futura plataforma STLA Small.

Esta é a plataforma em que a Stellantis vai construir a sua futura geração de pequenos carros elétricos, já a partir de 2025-26. É a plataforma que vai suceder à atual E-CMP e que atualmente serve de base a modelos como o Peugeot e-208 ou o Opel Corsa-e, ou ainda o mais recente Jeep Avenger.

O projeto da plataforma STLA Small será o mais importante para estas duas unidades de produção, mas não será o único. Para outros projetos paralelos, mais pequenos, a Stellantis está a preparar outro investimento a acumular ao dos mil milhões de euros que anunciámos acima.

Porém, e de acordo com o CincoDías, que volta a citar fontes próximas do processo, o investimento total será inferior a dois mil milhões de euros.

fábrica da Stellantis em Vigo
© Stellantis
Saragoça: que modelos produz?
Saragoça tem sido, historicamente, o local de produção do Opel Corsa. O Citroën C3 Aircross e o Opel Crossland também são lá produzidos, mas terminará no primeiro semestre de 2024. Recentemente, Saragoça começou a produzir o Peugeot e-208 e no próximo ano vai começar a produzir o novo Lancia Ypsilon.

E a fábrica de baterias, vai para onde?

Depois de garantir este investimento, Espanha está agora interessada na possibilidade de garantir uma das fábricas de baterias da Stellantis, que também está a ser disputada por Portugal.

Quem o confirmou foi o próprio diretor executivo da Stellantis, Carlos Tavares, que colocou a Península Ibérica (Portugal e Espanha) na rota da próxima fábrica de baterias do grupo e, numa mesa redonda na qual a Razão Automóvel participou, até deu alguma vantagem ao nosso país:

Uma das vantagens competitivas de Portugal é a sua produção energética, que incorpora 60% de energias renováveis e isso é um fator muito importante na escolha de uma fábrica.

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis

Recorde-se que neste momento a Stellantis, através da ACC, a joint venture que tem com a TotalEnergies e a Mercedes-Benz para produzir baterias, já conta com três fábricas de baterias na Europa: França, Itália e Alemanha.

Fábrica de baterias Stellantis
© Stellantis A Stellantis inaugurou recentemente em França a primeira fábrica de baterias do grupo em solo europeu

Esta será, por isso, a quarta fábrica de baterias da Stellantis na Europa e vai dedicar-se à produção de baterias LFP ou lítio-fosfato de ferro.

Fonte: CincoDías