Notícias Stellantis inaugura primeira fábrica de baterias em França

Indústria

Stellantis inaugura primeira fábrica de baterias em França

A Stellantis acaba de inaugurar em França a primeira fábrica de baterias do grupo em solo europeu; mais duas fábricas estão nos planos.

Fábrica de baterias Stellantis
© Stellantis

A primeira fábrica da Stellantis inteiramente dedicada à produção de baterias acaba de ser inaugurada em França, na zona de Billy-Berclau Douvrin.

É a primeira unidade de produção de baterias de elevado desempenho da Automotive Cells Company (ACC), a joint venture formada em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies/Saft, à qual se juntou a Mercedes-Benz em 2022.

É a primeira de três planeadas para a Europa — uma das quais poderá vir para Portugal —, e deverá iniciar a sua atividade antes do final do ano.

Carlos Tavares - fábrica de baterias da Stellantis
© Stellantis Carlos Tavares, CEO da Stellantis, na inauguração da fábrica de baterias do grupo na zona de Billy-Berclau Douvrin

Inicialmente, a capacidade de produção será de 13 GWh, mas o objetivo é alcançar os 40 GWh até 2030. O que se traduzirá em cerca de 800 mil baterias produzidas anualmente.

Mais metas até 2030

No plano da Stellantis para a Europa, está uma capacidade de produção anual em torno dos 250 GWh. A meta global ascende aos 400 GWh, divididos pelas três fábricas previstas para a Europa e mais duas na América do Norte. Em ambos os casos, essa meta deverá ser alcançada em 2030.

Da nova linha de montagem da região de Hauts-de-France vão sair baterias de iões de lítio destinadas aos atuais 24 modelos 100% elétricos do grupo. Sendo que este número de modelos deverá quase duplicar — para 47 — até ao final de 2024.

A meta final da Stellantis é ainda mais ambiciosa e inclui uma gama com mais de 75 modelos 100% elétricos. Tudo com o objetivo de alcançar um valor de vendas global em torno das cinco milhões de unidades, também até ao ano 2030.

A nova unidade de produção, agora inaugurada, terá uma equipa de cerca de 600 trabalhadores. No entanto, este número poderá passar para os 800 até 2025 ou mesmo para 2000 até 2030.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Honda também chegou a ter uma versão Type R, apresentada em 1998?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R