Notícias A fábrica de baterias que Portugal perdeu já «mexe»

Indústria

A fábrica de baterias que Portugal perdeu já «mexe»

Na presença das autoridades espanholas, o Grupo Volkswagen lançou a primeira pedra da nova fábrica de baterias em Valência. Portugal esteve nos planos.

Fábrica PowerCo em Valência
© Volkswagen AG

Com a finalidade de alimentar a produção de veículos 100% elétricos nas fábricas de Martorell e Pamplona — não existem planos de eletrificação para a linha de produção da Autoeuropa — a Volkswagen inaugurou este mês os trabalhos daquela que será a sua segunda fábrica de baterias na Europa, num total de seis fábricas.

Localizada a 30 quilómetros de Valência, num terreno com mais de 130 hectares, esta unidade de produção será gerida pela PowerCo, a nova empresa do Grupo Volkswagen responsável pelas fábricas de baterias do «gigante» alemão.

cerimónia de apresentação da fábrica de baterias powerco em valência, espanha.
Volkswagen AG

Recordamos que Portugal era um dos países na corrida pela atração deste investimento. França e Portugal não conseguiram vencer Espanha.

Relacionado Volkswagen Sharan RS. MPV com «genes» Porsche que não chegou a acontecer

10 mil milhões de investimento

No total, esta fábrica representa um investimento de 10 mil milhões de euros na eletrificação. Uma parte financiada pela Volkswagen, a outra pelo programa PETRE (Projetos Estratégicos para a Recuperação e Transformação Económica), o equivalente espanhol ao programa PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) português.

fábrica de baterias espanha
Volkswagen AG A cerimónia decorreu na presença do Rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, de Thomas Schmall, membro da administração da Volkswagen AG e presidente da PowerCo, e de Wayne Griffiths, CEO da SEAT e da Cupra.

Os planos para a nova fábrica de baterias de Valência passam por produzir anualmente uma capacidade conjunta de 40 GWh.

Um valor que poderá ser incrementado numa segunda fase para os 60 GWh. 

Fábrica de baterias e motor económico

A nova fábrica de baterias espanhola junta-se a outras duas instalações do grupo alemão na Europa. A primeira, localizada em Salzgitter, na Alemanha, já está em construção devendo começar a funcionar em 2025. A terceira está prevista para Skelleftea, na Suécia.

powerco baterias
Volkswagen AG Fora da Europa existirá ainda uma quarta fábrica de baterias em St. Thomas, Ontário, no Canadá, que servirá a produção de automóveis elétricos da Volkswagen do outro lado do Atlântico.

Segundo as projeções da marca alemã e do governo espanhol, de forma direta esta nova fábrica de baterias irá gerar mais de 3000 postos de trabalho diretos. Estando já prevista também a construção de um parque de geração de energia solar e eólica com 250 hectares.

Autoeuropa à margem da eletrificação

Na fábrica de baterias de Valência deverão ser produzidas células do tipo prismático. O destino destas células, será, primordialmente, os veículos saídos da linhas de produção das fábricas de Pamplona e da SEAT em Martorell.

A única fábrica que do grupo alemão na Península Ibérica que está fora da equação é, para já, a Autoeuropa.

As duas fábricas espanholas já têm planos de conversão das suas linhas de produção para modelos 100% elétricos. A Autoeuropa não.

O último plano divulgado para a unidade portuguesa previa apenas um investimento de 500 milhões de euros até 2025 — julga-se, em parte destinados à produção da segunda geração do T-Roc.

Quanto aos modelos, será destas fábricas espanholas que vão sair os futuros elétricos compactos do Grupo Volkswagen. Nomeadamente o Volkswagen ID. 2All, o CUPRA UrbanRebel e um modelo equivalente da Skoda (que poderá chamar-se Elroq).