Notícias China avisa que investigação a subsídios nos elétricos vai afetar relações com a Europa

Indústria

China avisa que investigação a subsídios nos elétricos vai afetar relações com a Europa

A China acusa a investigação da Comissão Europeia aos subsídios para elétricos chineses de ser uma medida "abertamente protecionista".

MG4
© MG

O Governo chinês já reagiu ao anúncio da Comissão Europeia sobre a criação de uma investigação contra as subvenções para carros elétricos chineses, defendendo que esta é uma medida “abertamente protecionista”.

“É um ato protecionista flagrante que irá perturbar e distorcer gravemente a indústria automóvel global e a cadeia de abastecimento, incluindo a União Europeia”, declarou o Ministério do Comércio chinês em comunicado, onde deixou um aviso:

(Esta investigação) terá um impacto negativo nas relações económicas e comerciais entre a China e a União Europeia.

Ministério do Comércio chinês

“A China prestará muita atenção às tendências protecionistas da União Europeia e às ações que se vão seguir, e salvaguardará firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”, pode ler-se no comunicado.

Recorde-se que esta quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou para o facto de os mercados globais estarem “inundados com carros elétricos chineses baratos que têm subsídios de Estado”, destacando que isso “está a distorcer o nosso mercado”.

Ursula von der Leyen discurso Comissão Europeia-2
© Comissão Europeia Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

“O seu preço é mantido artificialmente baixo por conta de grandes subsídios do Estado. Isto está a distorcer o nosso mercado. E como não aceitamos esta distorção dentro do nosso mercado, também não aceitamos isso a partir de fora”, afirmou a presidente do Executivo comunitário.

A NÃO PERDER: China equivale a 31% das vendas automóveis de todo o mundo

Ursula von der Leyen anunciou ainda que “a Europa está aberta à competição” e disponível para dialogar, pouco antes de o vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a «pasta» do Comércio, Valdis Dombrovskis, afirmar que irá viajar para a China já na próxima semana, no âmbito desta investigação.

Contra estas declarações, o Governo chinês declarou que a vantagem competitiva dos carros elétricos chineses se deve “ao trabalho árduo” e à “inovação tecnológica” do país.

Exportações da China continuam a crescer

Recorde-se que em 2022 foram vendidos na China quase seis milhões de carros elétricos, mais do que em todos os outros países do mundo juntos.

A somar a isso, de acordo com dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CAAM), as construtoras chineses exportaram cerca de 727 mil veículos elétricos entre janeiro e agosto, o que representa um crescimento de 110% face ao mesmo período de 2022.

Fonte: Automotive News Europe