Notícias Este é o último Volvo produzido com motor Diesel

Indústria

Este é o último Volvo produzido com motor Diesel

Dia histórico na Volvo: hoje a marca «corta oficialmente relações» com o motor Diesel, produzindo o seu último modelo equipado com um.

Último Volvo XC90 com motor Diesel na linha de produção
© Volvo

Hoje, dia 27 de março, a Volvo vai produzir o seu último automóvel com motor Diesel, cumprindo assim a promessa feita em setembro 2023 durante a Climate Week em Nova Iorque.

O fabricante sueco termina assim um ciclo iniciado há 45 anos e mostra como o mundo está a mudar rapidamente: apenas há quatro anos os motores Diesel eram os mais vendidos na Volvo. Agora são as motorizações híbridas as dominantes

Recorde que a Volvo já não efetuava qualquer investimento relacionado com o desenvolvimento de novos motores de combustão desde o final de 2022, quando vendeu a sua parte da Aurobay, a joint venture que tinha com a Geely Holding para a produção de motores de combustão.

Último Volvo XC90 com motor Diesel na linha de produção
© Volvo O último Volvo com motor Diesel.

O último modelo com motor Diesel, que foi produzido hoje em Torslanda, na Suécia, é um Volvo XC90. No entanto, não vai ser vendido, saindo da linha de produção diretamente para o museu da marca em Gotemburgo.

O motor que o equipa é um quatro cilindros em linha com 2,0 l de capacidade, entregando 235 cv e 480 Nm. Faz parte da família de motores VEA (Volvo Engine Architecture), estreada em 2013 e que compreende blocos de três e quatro cilindros, tanto a gasolina como Diesel.

O futuro é eletrificado

Como referimos, hoje a maioria das vendas da marca na Europa consistem agora em automóveis eletrificados.

Em Portugal, 82% dos Volvo vendidos em 2023 foram mild-hybrid, híbridos plug-in ou 100% elétricos. A partir de 2027, todos os novos modelos da marca comercializados em solo nacional serão 100% elétricos.

A ambição da Volvo Cars é a de comercializar apenas automóveis 100% elétricos até 2030; e a partir de 2040 quer atingir a neutralidade climática.

“Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”

Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Volvo 850 T-5R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R