Notícias Renault vai ter novo motor Diesel de quatro cilindros

Indústria

Renault vai ter novo motor Diesel de quatro cilindros

O novo motor Diesel da Horse, empresa detida em partes iguais por Renault e Geely, está a ser desenvolvido de acordo com a norma Euro 7.

A “Europa não é o resto do mundo” e a “eletrificação ainda não é para todos”, são algumas das expressões que temos vindo a ouvir repetidas, nos últimos tempos, por vários dirigentes da indústria automóvel.

Foi a pensar precisamente nessa realidade, e nas suas vendas globais, que a Renault criou duas divisões distintas para os motores dos modelos, a Ampere e a Power. Como explicámos neste artigo, uma está focada no desenvolvimento de motores elétricos e outra focada no desenvolvimento de motores de combustão de baixas emissões.

É precisamente sob a batuta da Power que encontramos a Horse, uma empresa que resulta da parceria entre a Renault e a chinesa Geely, que apesar da forte ofensiva nos veículos elétricos continua a querer estar presente nos dois tabuleiros — leia-se veículos elétricos e com motor de combustão. Recordamos que a Renault e a Geely detêm 80% do capital da Horse, repartido de forma equitativa.

Dito isto, ainda há muito interesse nos motores de combustão. Falando apenas da Europa, a nova norma Euro 7 veio prolongar a vida dos motores de combustão e por isso a Renault, através da Horse, está a desenvolver um novo motor Diesel.

Nome de código M920

Em termos práticos, este novo motor Diesel da Horse — que encontraremos nos futuros modelos da Renault, sobretudo nos veículos comerciais — partirá da base do atual Blue dCi de quatro cilindros e 2.0 litros de capacidade, disponível com potências que vão dos 110 aos 190 cv de potência.

Acordo entre a Horse e o Dumarey Group
© Horse Pierpaolo Antonioli, Diretor Técnico do Dumarey Group, e Patrice Haettel, Diretor Executivo da Horse

Para o desenvolvimento deste motor Diesel de nova geração, a Horse firmou um acordo estratégico com a Dumarey Group — anteriormente conhecida por Punch — uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de propulsão, de comandos de controlo e transmissões.

Para já, sobre este novo motor sabemos apenas que o seu nome interno é M920, terá quatro cilindros, 2.0 litros de capacidade e equipará apenas modelos de tração dianteira.

Olhos postos nos combustíveis do futuro

Além do desenvolvimento conjunto deste motor Diesel, o acordo estratégico entre a Horse e Dumarey Group prevê ainda a cooperação no desenvolvimento de soluções com base em combustíveis neutros em carbono. Nomeadamente de motores de combustão interna alimentados a hidrógenio.

Recordamos que a Dumarey Group tem uma divisão interna, a Hydrocells, que nos últimos anos tem vindo a desenvolver e a especializar-se em combustíveis alternativos neutros em carbono.