Notícias Vendas de híbridos plug-in estão a subir mais que a dos elétricos na Europa

Mercado

Vendas de híbridos plug-in estão a subir mais que a dos elétricos na Europa

O mercado europeu mostrou uma pujança saudável em fevereiro, mas é a dinâmica entre as vendas dos híbridos plug-in e elétricos que está a captar as atenções.

Toyota C-HR PHEV na estrada, frente 3/4
© Toyota

A ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis) já disponibilizou os números do mercado europeu em fevereiro e registaram-se algumas surpresas.

Primeiro, o mercado europeu registou uma pujança assinalável, com uma subida de 10,2%, em relação a fevereiro de 2023, o que correspondeu a 995 059 unidades vendidas. No acumulado do ano, o mercado europeu está a crescer 10,9%, traduzindo-se em pouco mais de dois milhões de unidades.

Novo Skoda Kodiaq 2024 hibrido plug-in
© Skoda Os híbridos plug-in estão a ganhar momento na Europa.

A outra surpresa refere-se às vendas dos híbridos plug-in na Europa que não só cresceram mais que o próprio mercado em fevereiro — 12% contra 10,2% —, como suplantaram os 10,3% de crescimento das vendas dos 100% elétricos.

Dito isto, a quota de elétricos continua a ser superior, fixando-se nos 13,2% (131 223 unidades), enquanto a dos híbridos plug-in foi de 7,3% (72 376 unidades) em fevereiro.

Os campeões das subidas foram, no entanto, os modelos híbridos que não precisam de ser ligados à tomada, tendo registado uma subida de 24,7% em fevereiro de 2024 (255 511 unidades). A quota de mercado ascendeu a 28,9%. No entanto, há que ter em consideração que neste grupo estão também incluídos os modelos mild-hybrid.

Gasolina na frente

Por enquanto, as motorizações a gasolina continuam a ser as mais vendidas no continente europeu, com uma quota de 35,7% em fevereiro de 2024, ao que correspondem 354 776 unidades. Contudo, o aumento em relação a fevereiro do ano passado foi de apenas 5,9%, pouco mais de metade do mercado, no geral.

Já as motorizações Diesel estão a seguir a direção oposta, tendo decrescido 5,1% em fevereiro (119 428 unidades), derivado de um decréscimo de vendas nos seus principais mercados, à exceção da Alemanha, onde as vendas aumentaram 9,7%.

Estas duas motorizações em conjunto, representaram 47,7% do mercado em fevereiro de 2024, um decréscimo face aos 51% do ano passado.

Procura por elétricos a arrefecer

A subida acelerada dos híbridos plug-in em relação aos 100% elétricos dá fundamento às várias vozes que alertaram para o arrefecimento da procura por elétricos.

Já foram vários os construtores que reviram as suas metas de vendas de elétricos, assim como o calendário de introdução de futuros modelos.

Por outro lado, os mesmos construtores renovaram a sua aposta nos híbridos e nos híbridos plug-in em particular. As previsões apontam para que as vendas destes continuem a subir nos próximos 2-3 anos.

O futuro elétrico é (praticamente) uma certeza de acordo com todos os atores da indústria, mas os híbridos plug-in, ao que parece, vão ter um papel mais prolongado nessa transição.

Fonte: ACEA

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Mitsubishi não teve uma versão preparada pela AMG?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer!