Notícias Crossover e 100% elétrico. Novo topo de gama da DS Automobiles “apanhado”

Fotos-espia

Crossover e 100% elétrico. Novo topo de gama da DS Automobiles “apanhado”

O mais sofisticado de todos os modelos da DS Automobiles deverá ser apresentado ainda este ano. Vai-se chamar DS 8?

Protótipo do DS 8 Crossback - 3/4 de frente
© Razão Automóvel

O futuro crossover topo de gama da DS Automobiles começou a ser «desenhado» em 2020, após a revelação do protótipo DS Aero Sport Lounge.

Ao contrário do DS 9, que assume os contornos de uma berlina executiva, esta nova oferta no topo da gama da marca francesa será um crossover com silhueta de coupé de visual sofisticado, influenciado pelo Aero Sport Lounge.

Vai-se chamar DS 8?

Designado internamente por D85, ainda não se sabe a sua designação final. Ainda assim, em «cima da mesa» está a designação DS 8, mas rumores indicam que até poderá estrear um novo tipo de designações na marca.

Os protótipos já foram descobertos durante a sua fase de testes dinâmicos e, segundo as informações que temos disponíveis, terá um comprimento em torno dos 4,80 m. Ou seja, uns 20 cm a menos que o Aero Sport Lounge.

Certezas? Será 100% elétrico

Segundo a estratégia anunciada pela DS Automobiles, a partir deste ano todos os novos DS lançados serão 100% elétricos.

O novo crossover vai assentar sobre a plataforma STLA Medium, a mesma que já encontramos nos novos e-3008 e e-5008, por exemplo. Tal como estes, vai-se apoiar numa arquitetura de 400 V, ficando por confirmar a capacidade das baterias — sabemos que a plataforma permite até 98 kWh. Estas serão produzidas pela ACC, a joint venture entre a Stellantis, Mercedes-Benz e a Total Energies.

A gama de motores deverá coincidir com as que já vimos no Peugeot e-3008, mas segundo a publicação francesa L’argus, o (provável) DS 8 poderá receber uma versão de dois motores muito mais potente, com 285 kW, o mesmo que 388 cv.

Em termos de autonomia, estão previstas versões capazes de percorrer cerca de 700 km com apenas uma carga de bateria.

Produção em Itália

Depois de termos visto a produção do DS 4 ir para a Alemanha, em Rüsselsheim — onde está sediada a Opel —, este novo crossover elétrico da DS também não será produzido em casa, França, mas sim em Itália, mais precisamente em Melfi.

Inaugurada pela Fiat na década de 90, produz atualmente os Fiat 500X, Jeep Renegade e Compass. Agora vai ser também o local de produção deste potencial DS 8, assim como o futuro DS 7, Lancia Gamma e, provavelmente, o Opel Manta.

A chegada ao mercado no novo DS 8 — caso seja mesmo este o seu nome — deverá acontecer no outono deste ano. A chegada aos concessionários da marca será um pouco mais tarde, no início de 2025.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado em Paris o Citroën DS19?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

DS. A marca cuja história está escrita há mais de 60 anos.