Notícias Aposta de 300 milhões de euros. SEAT vai ter fábrica de baterias

Indústria

Aposta de 300 milhões de euros. SEAT vai ter fábrica de baterias

Nova fábrica de baterias da SEAT, em Martorell, vai criar mais de 400 postos de trabalho diretos e mais de 100 indiretos.

SEAT vai construir fábrica de baterias em Martorell
© SEAT

A SEAT S.A. vai investir 300 milhões de euros para construir uma fábrica de montagem de células de bateria em Martorell, Barcelona (Espanha).

Este protejo, inserido no PERTE (Proyecto Estratégico para la Recuperación y Transformación Económica) do Veículo Elétrico e Conectado, em Espanha, vai “gerar mais de 400 postos de trabalho diretos e mais de 100 indiretos”, como explicou Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e da CUPRA.

De acordo com Griffiths, esta unidade de produção vai ter 64 000 m2, o equivalente a nove campos de futebol, sendo que as obras vão arrancar nas próximas semanas, com a conclusão a acontecer em 2025.

A NÃO PERDER: A «irmã» da Autoeuropa já tem o futuro garantido. E a fábrica de Palmela?

Contudo, esta decisão em nada afeta a construção da nova fábrica de células de bateria da PowerCo em Sagunto, em Valência, muito pelo contrário.

Será precisamente nesta unidade de produção, em Martorell, que as células feitas em Valência serão montadas em packs de baterias para carros elétricos.

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A. junto ao CUPRA Raval
© SEAT Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e da CUPRA

A juntar a isso, e como seria de esperar, esta nova fábrica “estará ligada à Oficina 10, onde iremos fabricar alguns dos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen, incluíndo o CUPRA Raval“, como explicou Griffiths, antes de afirmar: “Isto vai ajudar a otimizar os processos logísticos e a reduzir a pegada de carbono”.

Planos para Martorell não se esgotam aqui

Além da fábrica de montagem de células de bateria e da produção de automóveis elétricos com base na plataforma mais compacta do grupo, a MEB Entry, já a partir de 2025, o futuro eletrificado de Martorell pode não se esgotar aqui.

É certo que será nesta fábrica que serão construídos os 100% elétricos mais pequenos (e acessíveis) da CUPRA, Skoda, Volkswagen, mas segundo Wayne Griffiths, o objetivo é garantir mais uma plataforma dedicada a modelos totalmente elétricos.

“Estas instalações são fundamentais para a nossa empresa e refletem igualmente o impulso para ter uma segunda plataforma em Martorell”, disse o «patrão» da CUPRA e da SEAT, que também destacou a importância deste investimento para Espanha:

Estamos num momento chave para a nossa indústria. A SEAT S.A. e o Grupo Volkswagen estão a direcionar recursos importantes para a mobilidade sustentável e para continuar a alimentar a nossa ambição de fazer de Espanha um centro de mobilidade elétrica na Europa.

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A.

E a «nossa» Autoeuropa?

O futuro é 100% elétrico e agora, mais do que nunca, isso já se faz sentir em Martorell. Porém, na irmã portuguesa da fábrica espanhola, a Autoeuropa, o futuro tarda em chegar.

Para já, sabe-se apenas que a fábrica da Volkswagen em Palmela vai receber um investimento de 600 milhões de euros para passar a produzir, a partir de 2025, um novo modelo híbrido, que ao que tudo indica será a segunda geração do T-Roc.

Mas tal como António Costa Silva, Ministro da Economia, explicou ao ECO, um “modelo híbrido não basta” para assegurar o futuro da Autoeuropa, que terá necessariamente que construir automóveis elétricos.

Volkswagen Autoeuropa
Volkswagen T-Roc na linha de montagem da Autoeuropa, em Palmela

“Estamos a debater com a Volkswagen e vamos ter um incentivo para que a Volkswagen, além do veículo híbrido que já anunciou, possa fabricar uma nova geração de carros elétricos”, confirmou António Costa Silva, durante a sessão pública de apresentação dos objetivos para o novo mandato da AICEP, em junho.