Notícias Carro elétrico chinês da Cao Cao perde bateria em andamento

Insólito

Carro elétrico chinês da Cao Cao perde bateria em andamento

Há apenas alguns dias, um SUV elétrico da Cao Cao perdeu um componente bastante importante: a bateria. O momento foi captado em vídeo.

Carro Elétrico CAO CAO
© Cao Cao

A Cao Cao é uma nova marca de mobilidade do gigante Grupo Geely — um grupo que detém marcas europeias tão conhecidas como, por exemplo, a Volvo — que produz carros elétricos sobretudo para car-sharing.

O seu primeiro modelo, apresentado no passado mês de março, é o Cao Cao 60 EV, um SUV 100% elétrico que tem um preço de 119.800 yuan (pouco mais de 15 mil euros).

Entre as suas características está a bateria fornecida pela CATL, que permite uma autonomia em torno dos 415 km (CLTC). Sendo que, numa estação específica para o efeito, esta pode ser substituída em poucos minutos por outra totalmente carregada.

Bateria Carro Elétrico CATL CAO CAO
© Cao Cao

No entanto, acrescentando um pouco de humor a esta questão, por ser tão insólita, atrevemo-nos a dizer que esta solução ainda precisa de uns ajustes.

Há apenas alguns dias, numa movimentada avenida chinesa, na província de Sichuan, este modelo perdeu a bateria em pleno andamento. O momento ficou registado em vídeo:

Enquanto circulava, a bateria do Cao Cao 60 EV desprendeu-se do chassis e caiu no asfalto. Sem surpresa, o veículo imobilizou-se poucos metros depois.

Produção em fábricas «inteligentes»

Por estar integrada no Grupo Geely, a Cao Cao é uma das marcas que está a ser produzidas nas novas fábricas «inteligentes» deste grupo.

Além disso, os testes de durabilidade deste novo SUV elétrico tiveram uma duração em torno dos 600 mil quilómetros. Tudo com o objetivo de garantir o melhor desempenho em termos de segurança e fiabilidade.

No que apenas diz respeito à bateria, a marca anuncia que os seus testes de segurança são três vezes mais exigentes que o padrão do mercado chinês. Sendo que estes incluem passagens em água com uma profundidade de 300 mm, durante 30 minutos. E também mais de dez mil verificações na operação de substituição da bateria de forma a garantir o máximo de segurança deste processo.