Notícias Já sabemos como se vai chamar a versão de produção do CUPRA UrbanRebel

Antevisão

Já sabemos como se vai chamar a versão de produção do CUPRA UrbanRebel

Um aparente «deslize» de Wayne Griffiths, CEO da SEAT S.A., deu-nos o nome final do futuro elétrico antecipado pelo CUPRA UrbanRebel.

CUPRA UrbanRebel frente 3/4
© CUPRA

Foi em 2021 que a CUPRA desvendou o UrbanRebel, um protótipo do que parecia um carro de corridas, mas que era, na realidade, o primeiro vislumbre sobre o novo elétrico compacto da marca espanhola a lançar em 2025.

O UrbanRebel deixou-se ver novamente há quase um ano, desta vez «despido» da parafernália aerodinâmica e bem mais próximo do modelo final de produção. Foi aí que a Razão Automóvel teve oportunidade de o conhecer em mais detalhe, no quarter-general da CUPRA em Martorell:

E agora, já sabemos como se vai chamar a versão de produção, que nunca esteve para adotar o nome de UrbanRebel do concept.

E tudo devido a um «deslize» do próprio Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A., durante uma entrevista a jornalistas australianos — um dos mercados mais recentes para onde a CUPRA se expandiu —, ao insistir no prazer de condução superior do futuro UrbanRebel quando comparado com outros modelos:

“Não estava a pensar no Born como comparação, mas nos outros fabricantes que promovem automóveis elétricos apenas a um nível racional. (…) A minha comparação não era sobre um Raval sexy e emocional contra um Born aborrecido.”

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A.

Raval: suspeitas confirmadas

E assim, com este «deslize» de Griffiths, confirmam-se as suspeitas de que o UrbanRebel de produção vai chamar-se Raval — a marca já tinha dado entrada do nome no registo de patentes.

O nome Raval faz jus à tradição na CUPRA e, claro, na SEAT em dar o nome de locais ou localidades espanholas aos seus modelos: Ibiza, Toledo ou Formentor são excelentes exemplos.

No caso do Born, o primeiro elétrico da CUPRA, o nome vem do bairro El-Born, em Barcelona. E o Raval segue-lhe o exemplo, ao adotar o nome do bairro El-Raval, também localizado na cidade de Barcelona.

O que já sabemos?

O CUPRA UrbanRebel, ou melhor, o futuro CUPRA Raval é o «primo» do já revelado Volkswagen ID. 2All, o elétrico compacto que promete custar menos de 25 mil euros.

Partilhará com o ID. 2All a plataforma MEB Entry, assim como será produzido em Martorell, onde está sediado também o quarter-general da SEAT S.A.

A última versão do UrbanRebel dá-nos uma visão muito próxima do que será o Raval. De notar as proporções próximas às do ID. 2All — pouco mais de 4,0 m de comprimento e 1,5 m de altura —, mas com um estilo totalmente distinto.

CUPRA UrbanRebel
© CUPRA

As linhas são muito mais desportivas e, para mais, introduz a futura identidade da marca, que se demarca pelas óticas divididas em três triângulos.

O CUPRA Raval chegará ao mercado em 2025.

Sabe esta resposta?
Em que ano o SEAT Toledo ganhou pela primeira vez o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Toledo. Vencedor do Troféu Carro do Ano 1992 em Portugal