Notícias Baterias de estado sólido da Toyota já têm data para chegar ao mercado

Antevisão

Baterias de estado sólido da Toyota já têm data para chegar ao mercado

A aposta da Toyota nos elétricos também irá fazer-se com baterias de estado sólido, que prometem autonomias muito superiores às atuais.

Toyota BEV 2026
© Toyota

Com o objetivo de levantar um pouco do véu sobre algumas das tecnologias que está a desenvolver, a Toyota organizou o evento Toyota Technical Workshop 2023, com o tema “vamos mudar o futuro dos carros”.

Entre as novidades mais importantes, o destaque vai para uma nova geração de modelos 100% elétricos, que começará a chegar em 2026.

Esta nova geração de elétricos será a primeira a equipar uma evolução da bateria de iões de lítio NMC (níquel, manganês e cobalto) do bZ4X, a que a Toyota chama de Performance. E promete autonomias até 1000 km (no ciclo chinês CLTC).

Durante o evento a Toyota mostrou um esboço de um futuro Lexus elétrico. Serve apenas de ilustração ou antecipa um novo elétrico para da Lexus para 2026?

A maior densidade energética desta bateria será acompanhada por custos 20% inferiores e a possibilidade de carregar a bateria em 20 minutos ou menos (10-80%).

A Toyota está também a desenvolver uma nova geração de baterias de iões de lítio LFP (fosfato de ferro-lítio). Esta solução, destinada aos modelos mais acessíveis, começará a ser produzida em massa entre 2026 e 2027.

Segundo o construtor, a sua bateria LFP deverá garantir 20% mais de autonomia, custos 40% inferiores e um recarregamento rápido em 30 minutos ou menos (10-80%), comparando com a bateria atual do bZ4X.

Um pouco mais tarde, em 2027-28, uma nova geração de baterias de iões de lítio com alto conteúdo de níquel no cátodo chegará ao mercado. Comparativamente à bateria Performance acima, deverá incrementar a sua autonomia em 10%, ao mesmo tempo que os custos são reduzidos em 10%.

Baterias de estado sólido em 2027-28

Será também em 2027-28 que a Toyota planeia introduzir as baterias de estado sólido nos seus elétricos.

Baterias Estado Sólido Toyota
© Toyota Protótipo de uma bateria de estado sólido.

A Toyota refere que conseguiu “um avanço tecnológico que ultrapassa o desafio de longa data da durabilidade”, o que permite considerar a sua introdução em veículos elétricos e não apenas em híbridos.

O desafio agora passa por desenvolver um método eficaz de produção em massa destas baterias. E por isso mesmo, a Toyota não avança com uma comparação dos custos com as outras baterias que está a desenvolver.

As primeiras projeções da Toyota apontam para um incremento da autonomia em 20% — 1200 km (CLTC) —, quando comparado com as baterias de iões de lítio Performance que referimos acima, com um tempo de carregamento de 10 minutos ou menos (10-80%).

Apesar das baterias de estado sólido ainda não estarem no mercado, a Toyota já está a desenvolver uma versão melhorada.

Segundo as suas previsões, em conjunto com melhorias na eficiência do veículo (relacionadas com a aerodinâmica e massa), a autonomia máxima poderá aumentar em 50%, comparativamente às baterias Performance. Ou seja, um valor previsto em torno dos 1500 km.

https://youtu.be/E49CEY5ofPY

Sabe esta resposta?
O Toyota Carina E foi um dos modelos já eleitos como Carro do Ano em Portugal. Em que ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal