Notícias Kia não abranda ritmo de eletrificação. Novidades são mais que muitas

Indústria

Kia não abranda ritmo de eletrificação. Novidades são mais que muitas

No seu Investor Day Conference 2024, a Kia anunciou muitas novidades, sobretudo elétricas. A marca sul-coreana não pretende abrandar o ritmo.

KIA EV3 Concept frente
© KIA

Enquanto temos visto outros construtores a «empurrarem» mais para a frente o calendário de objetivos de eletrificação e vendas de elétricos, a Kia durante o Investor Day Conference 2024, reforçou os compromissos que já tinha anunciado antes.

Estes compromissos são ambiciosos. Até 2027 a Kia vai lançar 15 novos modelos elétricos indo de encontro ao objetivo já estabelecido de vender 1,6 milhões de elétricos por ano em 2030.

KIA EV3 Concept traseira
© KIA Kia EV3 será a maior novidade da marca este ano na Europa. Por enquanto ainda só conhecemos o protótipo nestas imagens.

Estabeleceu ainda como objetivo o de ser uma marca 100% elétrica na Europa em 2035, abandonando os motores de combustão, e de atingir a neutralidade carbónica até 2045.

No entanto, até lá, ainda há espaço para outras novidades que não os 100% elétricos. A Kia anunciou ainda o lançamento seis novos modelos híbridos até ao final do corrente ano, com a ambição de chegar a nove modelos em 2028.

E, claro, voltou a evidenciar o seu novo negócio nos veículos profissionais PBV (Platform Beyond Vehicle), que já detalhámos no início do ano.

As novidades que estão a caminho

Esmiuçando mais sobre os futuros modelos, realce para a expansão da família elétrica EV. O primeiro a chegar à Europa será o EV3 (B-SUV), ainda este ano; o maior EV5 (C-SUV) já se encontra à venda na China, mas também chegará ao mercado europeu; e mais tarde veremos chegar a berlina EV4 e ainda um mais pequeno EV2.

Este ano, além do inédito EV3, a Kia vai atualizar o EV6 e o Sportage também será atualizado. O gigante EV9 vai ganhar uma versão GT no início de 2025.

Quanto ao novo negócio da Kia nos veículos comerciais 100% elétricos — assentes na plataforma PBV —, as expetativas são a de vender 250 mil unidades anualmente até 2030, através do modelo PV5, que vai ser lançado em 2025, e do PV7, que vai ser lançado em 2027.

Com esta ofensiva de lançamentos, o construtor sul-coreano espera alcançar 4,3 milhões de vendas anuais em 2030, onde se estima que 58% destes sejam eletrificados — com 882 mil destes híbridos. A Kia planeia ainda construir na Europa mais de 17 mil estações de carregamento através da sua parceria com a IONITY.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Kia XCeed GT-line?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia XCeed renovado ganha GT-line e 1.6 T-GDI de 204 cv
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Kia XCeed renovado ganha GT-line e 1.6 T-GDI de 204 cv