Notícias Volkswagen R vai ser promovida a marca independente. O que esperar?

Indústria

Volkswagen R vai ser promovida a marca independente. O que esperar?

A divisão de performance da marca alemã, Volkswagen R, vai separar-se da sua «criadora» e prepara-se para um futuro elétrico.

Volkswagen Golf R32 na estrada, frente 3/4
© Volkswagen

O Grupo Volkswagen anunciou que a submarca Volkswagen R, associada aos modelos mais desportivos da Volkswagen, vai ser promovida brevemente a marca independente.

O que podemos esperar? Como já tinha sido anunciado há algum tempo, também as propostas de maior performance da marca alemã vão ser apenas e só 100% elétricas até 2030.

Pavilhão Volkswagen R na Autostadt
© Volkswagen

Uma aposta distinta daquela que a viu nascer em 2002, quando surgiu o primeiro “R”, o inesquecível Golf R32 equipado com o VR6 de 3.2 litros.

Um modelo que nós já testámos:

Depois do Golf R32, a letra “R” expandiu-se a mais modelos, com a Volkswagen R a tornar-se na divisão de performance da marca alemã. Desde então, já entregou mais de 300 mil exemplares com a letra “R”, de Racing.

“Um espaço de encontro”

Como parte deste processo de emancipação, o grupo anunciou que já a partir deste verão, a Volkswagen R vai passar a ter um pavilhão de cerca de 100 m2 na Autostadt (Cidade dos Automóveis), em Wolfsburgo.

Com este novo espaço o grupo espera criar um sítio não só de exposição para a marca, mas “um ponto de encontro para a comunidade Volkswagen R”.

“Com o nosso próprio pavilhão na Autostadt, estamos a dar o próximo passo para aumentar ainda mais a atenção sobre nós como uma marca de alto rendimento.”

Reinhold Ivenz, chefe da Volkswagen R

O pavilhão vai contar com uma área de apresentação, exposição, lounge, entre outros. Para os mais entusiastas este espaço vai oferecer — não só aos especialistas, mas às famílias — uma zona de e-gaming, que vai permitir aos adeptos competir em simuladores de condução.

No futuro este espaço será utilizado para exposições e eventos exclusivos para a comunidade de fãs da Volkswagen R, conferências de imprensa, apresentações de veículos e palestras especializadas. “Este pavilhão tem como objetivo intensificar o foco enquanto marca desportiva”, declarou Reinhold Ivenz, chefe da Volkswagen R.

Com a transição para modelos 100% elétricos até 2030, “este pavilhão tem como objetivo intensificar o foco enquanto marca desportiva”, declarou Reinhold Ivenz, chefe da Volkswagen R.

Sabe esta resposta?
Quantos anos cavalos tinha o primeiro Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R