Notícias McLaren tem novo dono e não vem da China

Indústria

McLaren tem novo dono e não vem da China

O maior acionista da McLaren adquiriu as ações em falta para passar a controlar a 100% o grupo britânico. Estabilidade encontrada?

McLaren 750S - frente
© McLaren

Os últimos anos do McLaren Group Limited não têm sido fáceis, estando a debater-se com dificuldades desde a pandemia do Covid-19.

A solução encontrada para as ultrapassar passou por uma reorganização do seu capital, que ficou recentemente concluída, abrindo novas perspetivas para um futuro com fundações mais sólidas.

Assim, o seu maior acionista, o fundo soberano do Reino de Barém — Bahrain Mumtalakat Holding Company (“Mumtalakat”) —, assumiu, na sexta-feira passada (22 de março), a propriedade total do capital social da McLaren. A sua participação passou dos 60% para os 100%.

McLaren Artura Spider dianteira 3/4
© McLaren McLaren Artura Spider

“Isto (compromisso Mumtalakat/McLaren) vai-nos permitir focar ainda mais em entregar o nosso plano de negócios de longo prazo, incluindo investimentos em novos produtos e tecnologias, ao mesmo tempo que continuamos a explorar potenciais parcerias técnicas no setor.”

Paul Walsh, Presidente do Grupo McLaren

Recordamos que as dificuldades da McLaren levaram-na a vender a sua coleção privada de carros em 2022 — precisamente ao fundo Mumtalakat —, isto um ano após já ter tido vendido o seu edifício-sede em Woking, o McLaren Technology Center, à imobiliária norte-americana Global Lease Network por um valor em torno dos 198,3 milhões de euros.

Uma nova etapa

A aquisição do grupo britânico — inclui a McLaren Automotive e a McLaren Racing — pelo fundo soberano Mumtalakat, será vital para a McLaren para continuar a desenvolver a sua próxima geração de modelos, que inclui um SUV e até um inédito supercarro elétrico previsto para 2028.

Apesar das dificuldades dos últimos anos, a McLaren continua a registar uma forte procura por parte dos clientes, assim como uma cadência regular de novos produtos.

O McLaren 750S, por exemplo, está esgotado até ao final de 2024. No final do ano passado a marca britânica revelou o GTS (uma atualização do GT) e, mais recentemente, a marca apresentou o Artura Spider, a variante descapotável do seu primeiro supercarro híbrido de produção em série.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do McLaren 750S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

McLaren 750S a fundo no Circuito do Estoril. Fez esquecer o antecessor?