Notícias Oito países europeus assinam documento a pedir o fim da Euro 7

Euro 7

Oito países europeus assinam documento a pedir o fim da Euro 7

Há oito países europeus que estão formalmente contra a entrada em vigor das normas Euro 7, previstas para 2035.

Skoda Octavia teste de emissões
© Skoda

Depois da notícia do possível bloqueio anunciado em Itália, há oito países europeus a manifestar a sua oposição à norma Euro 7 e querem que esta seja descartada.

Segundo um documento assinado pela França, Itália, Chéquia, Bulgária, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia, e que foi enviado aos restantes países da União Europeia, considera os novos limites demasiado rigorosos e até irrealistas para os construtores de automóveis os conseguirem cumprir.

Neste mesmo documento é referido que estas oito nações se opõem a “quaisquer novas regras de emissões de gases de escape (incluindo novas exigências de testes ou novos limites de emissões), para veículos ligeiros de passageiros e comerciais”.

Fumo inspeções
Muitas vezes motivo de reinspeção, as emissões são um dos defeitos que mais “dores de cabeça” dão aos proprietários.

Além disso, no mesmo documento, é também salientado que a entrada em vigor da Euro 7 vai obrigar à alocação de recursos financeiros para o desenvolvimento de novas tecnologias para os motores de combustão interna.

Ou seja, trata-se de um possível desvio de recursos cruciais que vão ser necessários para alcançar o objetivo da própria União Europeia de banir os motores de combustão interna em veículos novos após 2035.

Tal como referido pelo Automotive News, a Alemanha não fez parte deste documento. Ainda assim, o ministro dos transportes alemão, Volker Wissing, ter demonstrado algumas reservas em relação à Euro 7.

Como sabemos, a Alemanha opôs-se ao fim dos motores de combustão interna em 2035, solicitando que fosse aberta uma exceção para o uso de combustíveis sintéticos, que são neutros em carbono.

Alguns dos executivos de topo do mundo automóvel também já expressaram a sua opinião sobre o tema.

Carlos Tavares, o diretor executivo da Stellantis, por exemplo, referiu anteriormente que estas medidas vão retirar recursos que estão a ser usados na eletrificação. E Emmanuel Macron, o presidente francês, também comentou que deveria haver uma pausa em termos de regulamentações relacionadas com o clima na União Europeia.

O que poderá mudar com a Euro 7

As novas regras Euro 7 pretendem definir novos padrões para aquela que será a última geração de motores de combustão. Estão previstas para entrar em vigor a partir do dia 1 de julho de 2025.

O grande destaque da Euro 7 passa pela harmonização dos limites de gases poluentes entre motores a gasolina e Diesel, e entre veículos ligeiros e pesados. Pelo que serão precisamente esses que irão sentir o maior impacto da nova norma.

Contudo, com a Euro 7 haverá testes de emissões mais exigentes, obrigando a que os valores limites sejam cumpridos em cenários mais amplos e extremos de condução.

E como novidade, a Euro 7 também quer combater as partículas provenientes dos travões e dos pneus, uma medida que afetará não só os automóveis com motor de combustão, mas também os elétricos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado um Mazda 121, que era um autêntico «clone» do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»