Notícias Parlamento Europeu quer carta de condução digital em toda a UE

Carta de Condução

Parlamento Europeu quer carta de condução digital em toda a UE

Tal como já acontece em Portugal, o Parlamento Europeu quer que a carta de condução digital seja uma realidade em todos os Estados-Membros.

Aplicação ID.GOV.PT e Carta de Condução
© André Mendes / Razão Automóvel

A reforma das regras relacionadas com a carta de condução teve início em março de 2023. Foi quando a Comissão Europeia apresentou uma proposta inicial com o objetivo de revolucionar, com várias medidas, a segurança rodoviária e acelerar a transição ecológica e digital da União Europeia (UE).

Agora, esta reforma acaba de ser validada pelo Parlamento Europeu (PE) que propõe, entre várias medidas, a introdução da carta de condução digital, tal como já acontece em Portugal.

Recorde-se que no nosso país, desde a mais recente alteração ao Código da Estrada, já não é obrigatório circular com a carta de condução em formato físico, sendo possível apresentá-la através da aplicação id.gov.pt.

carta-de-conducao-portuguesa
© Razão Automóvel

Agora, o Parlamento Europeu quer que isso seja regra em todos os países da União. O objetivo é “simplificar o reconhecimento das cartas de condução entre os Estados-Membros”.

Mas há mais. Para além disto, o executivo também propõe uma nova validade para a carta de condução: pelo menos 15 anos para carros e motociclos e cinco anos para camiões e autocarros, independentemente da idade.

Por outras palavras, os eurodeputados não apoiam a redução da validade das cartas de condução para os idosos, tal como foi proposto pela Comissão Europeia. O objetivo é “evitar a discriminação e garantir o seu direito à livre circulação e participação na vida económica e social”.

A somar a isto, o Conselho Europeu, no final do ano passado, sugeriu ainda que a idade mínima para conduzir fosse reduzida para 17 anos. Saiba mais detalhes:

Ler também: Carta de condução aos 17 anos mais perto de acontecer mas com restrições

O que se segue?

Segundo o website oficial do Parlamento Europeu, “a proposta de lei foi aprovada por 339 votos a favor, 240 votos contra e 27 abstenções, constituindo a posição do Parlamento na primeira leitura”.

Contudo, este dossiê só será retomado daqui a uns meses, já pelo novo Parlamento que resultar das eleições de junho de 2024.

Sabe esta resposta?
Que radares de velocidade têm de estar sinalizados?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os radares de velocidade móveis têm de estar sinalizados?