Notícias Alemanha e UE chegam a acordo. Motor de combustão continua pós-2035

Emissões

Alemanha e UE chegam a acordo. Motor de combustão continua pós-2035

O acordo entre a Alemanha e a UE vai permitir que os motores de combustão continuem após 2035, mas terão de usar exclusivamente combustíveis sintéticos.

motor boxer Porsche
© Porsche

Após semanas de discussão, a Alemanha e a União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre a venda de alguns automóveis novos com motor de combustão interna após 2035, desde que utilizem combustíveis sintéticos neutros em carbono (e-fuels).

Recordamos que a proposta da UE para 2035 obriga a uma redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) em 100% para os automóveis. O que implica, tecnicamente, o fim da venda de automóveis novos com motor de combustão interna, devido às emissões dos gases de escape que contém sempre CO2.

O uso de combustíveis sintéticos tem o potencial de neutralizar essas emissões, pois apesar de não impedirem a emissão de gases de escape, ao precisarem de CO2 para serem produzidos, acabam por não contribuir para o aumento desse tipo de emissões. Forma-se assim um ciclo fechado de CO2.

porsche_combustiveis_sinteticos
© Porsche A Porsche tem sido uma das principais impulsionadoras dos combustíveis sintéticos

A Alemanha, o maior produtor de automóveis na Europa, assim como o maior mercado automóvel do continente, conseguiu o acordo após ter-se oposto, à última hora, na votação final da proposta original da UE.

“Veículos novos com motores de combustão interna poderão ser matriculados após 2035, caso sejam abastecidos exclusivamente com combustíveis neutros em carbono”.

Volker Wissing, Ministro dos Transportes alemão

Proposta de redução das emissões em 100% tem caminho livre para ser aprovada

Este acordo entre a Alemanha e a UE não altera em nada a proposta original aprovada no final do ano passado pelos representantes dos países membros da UE e o Parlamento Europeu, para a redução das emissões em 100% para os automóveis novos a partir de 2035.

Contudo, ainda não se conhecem os detalhes de como esta exceção será integrada na proposta original da UE. A votação final da proposta deverá acontecer já amanhã e desta vez ser aprovada, apesar de se esperar alguma oposição a esta exceção.

Fonte: Automotive News